Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tomou posse nesta segunda-feira (20), afirmou nesta terça-feira (21) que considera a possibilidade de impor novas sanções contra a Rússia caso o ditador Vladimir Putin recuse-se a negociar um cessar-fogo com a Ucrânia. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, marcando o segundo dia de seu novo mandato.
Questionado por um jornalista se tomaria medidas econômicas mais duras contra Moscou caso as negociações fossem rejeitadas, Trump foi direto: “É provável”.
Além disso, o presidente voltou a criticar o atual compromisso dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em destinar 2% de seus Produtos Internos Brutos (PIB) para a defesa, um valor que ele considera insuficiente diante dos desafios globais de segurança.
“Eles pensam que deveriam aumentar sua cifra, não para 2%, mas para 5%. A Otan deveria estar em 5%. O 2% é ridículo”, criticou Trump.
Investimento histórico em inteligência artificial
Durante a mesma coletiva, Trump anunciou um massivo plano de investimento de até US$ 500 bilhões no setor de inteligência artificial (IA), em parceria com empresas como OpenAI, SoftBank e Oracle. O projeto, batizado de Stargate, terá início com a construção de um centro de dados no Texas e será expandido para outros estados nos próximos anos.
“Se atentem a este nome, Stargate, porque vocês vão ouvi-lo muito”, destacou Trump, ao lado de executivos de tecnologia como Larry Ellison, diretor-executivo da Oracle, Masayoshi Son, CEO da SoftBank, e Sam Altman, CEO da OpenAI.
Segundo o presidente, essa iniciativa não apenas fortalecerá a posição dos Estados Unidos como líder global em IA, mas também criará centenas de milhares de empregos. Trump aproveitou a ocasião para destacar a importância de reter tecnologia de ponta no território americano:
“Queremos que esta tecnologia permaneça em nosso país. A China é um competidor, e no futuro da tecnologia, queremos que isso fique aqui”, afirmou.
Os executivos das empresas participantes confirmaram o compromisso inicial de investir US$ 100 bilhões no projeto e declararam que o projeto totalizará meio trilhão de dólares em investimentos nos próximos quatro anos. Segundo Masayoshi Son, da SoftBank, avanços significativos na inteligência artificial, como a criação de uma superinteligência capaz de superar habilidades humanas, estão cada vez mais próximos e prometem revolucionar áreas como saúde e tecnologia.