Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Divulgação indevida

Fazenda aciona PF para investigar divulgação de CPF de Haddad na internet

Fernando Haddad
Ministro da Fazenda suspendeu as férias para se reunir com Lula e discutir planejamento de 2025. (Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Fazenda acionou a Polícia Federal para investigar a divulgação de informações pessoais do ministro Fernando Haddad. Seu CPF e demais dados estavam sendo divulgados de forma indevida em grupos de WhatsApp e outras redes sociais. A ação foi movida após a pasta receber uma denúncia sobre a divulgação.

O ofício protocolado junto à PF solicita a adoção de medidas cabíveis para prevenir danos maiores à segurança pessoal de Haddad e impedir possível crime contra a ordem tributária e fiscal. A informação, inicialmente divulgada pelo site Valor Econômico e confirmada pela Gazeta do Povo, aponta que uma pessoa na Bahia seria responsável pela divulgação dos dados do ministro.

O cidadão apontado como responsável, sugeria que o CPF de Haddad fosse informado em compras ou outros serviços que solicitassem a identificação do cliente. A intenção seria criar um alto volume de valor supostamente movimentado pelo ministro e que pudesse chamar a atenção dos órgãos de controle.

Desde o recebimento da denúncia, o fluxo de menções ao ministro e seus dados estão sendo monitorados. A divulgação dos dados acontece em um momento que o ministro e sua pasta estão no alvo de uma comoção negativa. Nesta semana, a instrução normativa que aumentava a fiscalização sobre transferências via Pix acima de R$ 5 mil não agradou a população e gerou uma repercussão negativa ao governo.

O receio sobre possíveis taxações envolvendo o Pix e as reações desfavoráveis à medida, fizeram o governo federal recuar e revogar o ato. Agora, o Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto tentam contornar o mal-estar causado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.