Realizadas ao longo de todo o mês de novembro, as comemorações da Consciência Negra têm seu ponto alto na próxima sexta-feira (20), dia de Zumbi de Palmares. Na programação cultural, o destaque fica com o palco montado no Largo da Ordem. A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) com entidades do movimento negro, como o Centro Cultural Humaitá.
A festa começa às 17h, com show do sambista paranaense Gusta Proença, seguido da banda Os Encantados. Às 20h, o grupo Ilu Ijo Agbará promove um samba de roda e afoxé. A festa termina com a apresentação das escolas de samba curitibanas Mocidade Azul e Imperatriz da Liberdade.
Na sexta-feira, um ônibus gratuito sai de Curitiba (em frente ao Teatro Guaíra) para o Festival de Cinema da Lapa. A partir das 17h, uma série de curtas-metragens será exibida com a temática da Consciência Negra. O retorno é após as atividades.
No domingo (22) pela manhã acontece a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem. A cerimônia termina com um cortejo com destino ao antigo Pelourinho de Curitiba, com passagem pelas gameleiras da Praça Tiradentes, chamadas de “Iroko” nas religiões afro-brasileiras.
Além da programação cultural, o movimento negro promove uma série de debates acadêmicos, em parceria com instituições de ensino. É o caso dos debates sobre “direito e diversidades”, nesta quarta-feira (18), e “arte afro-brasileira”, na quinta-feira (19), ambos na capela da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Confira a programação completa o mês da Consciência Negra:
Quarta-feira (18)
16h às 18h - Oficina mídia e questão racial. Local: Casa Hoffmann.
19h - Mesa redonda: direitos e diversidades. Com a presença de Liliana de Mendonça Porto (Antropologia/UFPR) e Marion Brepohl (História/UFPR). Local: Capela da reitoria da UFPR.
19h - Oficina de Dança e Percussão Afro. Conteúdo: Dança Tribal, Orixás, Congo, Ijexá e sequências coreográficas. Local: Casa Hoffmann.
Quinta-feira (19)
14h às 16h – Oficina de estética negra. Local: Casa Hoffmann.
15h – Exibição do filme “Macunaíma”. Local: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133).
16h às 18h – Oficina mídia e questão racial. Local: Casa Hoffmann.
19h – Mesa redonda: arte afro-brasileira. Com a presença de Marilda Lopes Pinheiro Queluz (Design/UFPR), Megg Marco Rayara de Oliveira (Educação/UFPR) e Janaína Souza de Queiroz (UTFPR). Local: Capela da reitoria da UFPR.
19h – Oficina de samba rock com Ronnald Pinheiro. Local: Casa Hoffmann.
Sexta-feira (20)
9h às 17h – Exibição de documentários sobre os patrimônios imateriais da cultura brasileira. Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina).10h – Exibição e discussão do documentário etnográfico: “Iê: Capoeira em Curitiba”. Local: IFPR Curitiba (Rua João Negrão, 1285).
10h - “O canto das três raças” de Clara Nunes, com alunos do Colégio Estadual Guido Arzua. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
14h - Saída do ônibus para o Festival de Cinema da Lapa, com programação especial. Local: Teatro Guaíra.
14h – Roda de Conversa: Mestre Kinkas (“Zumbi dos Palmares e a História da Resistência”), Sandra dos Santos Damas Ribeiro (“Comunidade Quilombola Manoel Ciríaco dos Santos: identidade e famílias negras em movimento”), Silvia Lima (“Permanência de alunos cotistas raciais”) e Miguel Novicki (“Curitiba entra na Roda: Presenças e Memórias da Capoeira na Capital Paranaense”). Local: IFPR Curitiba (Rua João Negrão, 1285).
15h – Exibição do filme “Preto no branco - negros em Curitiba”. Com debate após a exibição. Local: Biblioteca Pública do Paraná.
17h – Show com Gusta Proença. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
18h – Desfile de turbantes e tranças afro Yalodês. Local: Praça do Memorial de Curitiba
18h às 21h – Oficina Samba no Pé. Local: Casa Hoffmann. Inscrições R$ 10.
18h30 – Show com Os Encantados. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
18h30 – Roda de Capoeira com Grupo Força da Capoeira. Local: IFPR Curitiba (Rua João Negrão, 1285).
18h30 – Coral Xavier. Local: Memorial de Curitiba.
19h às 21h – Africanitude: arte e literatura estética. Local: Praça do Memorial de Curitiba.
20h – Samba de Roda e Afoxé “Ilu Ijo Agbará”. Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
20h – Projeto África: apresentação de trabalhos sobre a cultura, história e literatura africana. Local: Colégio Novo Ateneu.
20h30 – Apresentação das Escolas de Samba de Curitiba Mocidade Azul e Imperatriz da Liberdade . Local: Palco do Largo da Ordem (Rua São Francisco, 0).
Sábado (21)
9h às 18h – Africanitude: arte e literatura e estética. Local: Praça do Memorial de Curitiba
9h – Ensaio aberto dos batuqueiros da fonte da memória para cortejo da lavação. Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina).
13h30 às 21h – 1ª Mostra de Cultura Afro da praça Zumbi dos Palmares. Local: Praça Zumbi dos Palmares
14h – Vozes do sagrado: Música religiosa de todos os cantos. Local: Memorial de Curitiba (Teatro Londrina).
Domingo (22)
9h30 – Tradicional cerimônia inter-religiosa e lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Local: Igreja do Rosário.
11h – Bate-papo com o fotógrafo Brunno Covello sobre a exposição “O Haiti é aqui”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. Local: Auditório do MON.
14h às 16h30 – Oficina Afro Sensorial: Carlinhos Malaquias. Local: Casa Hoffmann
14h – Rappaz: encontro de cultura de rua pela paz. Local: Casa Hoffman Centro de Estudos do Movimento (Batalha da Consciência: Break) e Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Diálogo com DJs e MCs: OldSchool em cena)
26 de novembro
15h – Exibição do filme “Cidade de Deus ”. Local: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133).
27 de novembro
20h30 – Apresentação das coreografias Orikis e Trânsito, com o Balé Teatro Guaíra. Local: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro 971 ).
24 a 27 de novembro
Semana da Consciência Negra na Cinemateca de Curitiba. Local: Cinemateca. Sempre às 17h.
24/11: Quanto vale ou é por quilo?
25/11: A negação do Brasil
26/11: Barravento
27/11: Também somos irmãos
20 a 27 de novembro
Exposição “O Haiti é aqui”, sobre o cotidiano de haitianos que migraram para o Brasil, do fotógrafo Brunno Covello. Local: Museu Oscar Niemeyer.
19/11 a 11 de dezembro
Exposição “Comunidades Quilombolas do Paraná”, com fotos de Fernanda Castro sobre as comunidades quilombolas do Sutil e do Sítio dos Pretos, no Paraná. Local: Hall da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133).
17/11 a 28 de fevereiro
Exposição “Negra Curitiba”, da fotógrafa Socorro Araújo. Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289).
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião