• Carregando...
Proprietário da Tesla, Elon Musk: fábrica na Alemanha pode ter sido alvo de ativistas climáticos
Proprietário da Tesla, Elon Musk: fábrica na Alemanha pode ter sido alvo de ativistas climáticos| Foto: EFE/EPA/ZBIGNIEW MEISSNER POLAND OUT

O bilionário fundador da Tesla e dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, criticou a pena de 17 anos de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao motoboy Wellington Luiz Firmino por participação na manifestação do 8 de janeiro. Firmino subiu 28 andares e ficou isolado no alto de uma das torres do Congresso por mais de uma hora.

“A menos que falte alguma coisa aqui, a punição é muito superior ao crime”, escreveu Musk ao comentar uma publicação feita na rede social X sobre o caso.

“Um fotógrafo brasileiro e apoiador de Bolsonaro, Wellington Luiz Firmino, foi condenado a 17 anos de prisão por subir ao topo de um prédio do governo para filmar o massivo protesto pró-Bolsonaro em 8 de janeiro de 2023. Ele não tinha antecedentes e não merece isso. O Tribunal está enviando uma mensagem a qualquer pessoa que se atreva a protestar contra o establishment esquerdista woke”, diz a publicação original.

Após o comentário de Musk, o perfil reforçou: “Muitos brasileiros que protestaram em janeiro passado permanecem presos sem acusações ou julgamentos. É uma farsa”.

Em entrevista à Gazeta do Povo, no dia 11 de fevereiro de 2024, Firmino contou que entrou no prédio do Congresso Nacional, que estava de portas abertas, e fugiu para a escada de incêndio quando policiais do batalhão de choque entraram jogando bombas contra manifestantes pacíficos. Foi preso quando tentava voltar. De cima do prédio, Firmino gravou imagens da manifestação.

O ministro do STF e relator das ações do 8/1, Alexandre de Moraes, pediu a condenação de Firmino por “abolição ao estado democrático, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio tombado”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]