Os Estados Unidos caminham para a metade final do plantio de soja na safra 2017/18. Conforme o levantamento mais recente do Departamento de Agricultura do país, o USDA, divulgado na tarde desta segunda-feira (22), os produtores norte-americanos já semearam 53% da área prevista para a oleaginosa, mesmo índice do ciclo passado e 1% acima da média dos últimos cinco anos. Somente na última semana, com o clima mais uma vez se comportando bem, os trabalhos no campo avançaram 20%.
No caso do milho, o percentual de plantio para esta época do ano é idêntico ao da safra 2016/17: 84%, o que representa, no entanto, 1% de atraso na comparação o ritmo médio dos últimos anos.
Números para a safra
No ciclo passado, a produção dos norte-americanos chegou a 117,2 milhões de toneladas de soja e 384,7 milhões de toneladas de milho. Agora, a expectativa é de que, por conta da redução de área no caso do cereal e também do clima, o desempenho na temporada atual seja menor, com 113,5 milhões de toneladas de soja (numa área de 36,2 milhões de hectares) e 355 milhões de toneladas de milho (em 36,4 milhões de hectares).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”