Mais uma novidade chega ao mercado do agronegócio que promete facilitar o dia a dia de estudantes, profissionais da área e produtores rurais: o aplicativo DefesaVegetal.Net, lançado oficialmente pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) na quinta-feira (09). Através desta ferramenta, é possível consultar informações sobre pragas, métodos de controle e modos de ação de inseticidas e fungicidas, facilitando o manejo fitossanitário. E ainda há recursos interativo nos quais o usuário poderá relatar a ocorrência de pragas, gerando um mapa coletivo de distribuição de pragas agrícolas.
A ferramenta é gratuita e está disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e IOS. A versão desenvolvida é fácil acesso ao público que compila as informações disponíveis no site www.defesavegetal.net. Uma vez baixado, ele funciona offline e possui interface intuitiva.
Um outro aspecto importante é que o aplicativo compila informações sobre os mais diferentes tipos de organismos que atacam as plantas, tais como insetos, ácaros, fungos, plantas daninhas, entre outros. O produtor rural pode, por exemplo, consultar quais são esses organismos e quais as melhores técnicas de manejo. No caso do controle químico, o usuário ainda obtém informações sobre os ingredientes ativos registrados no Brasil e vai ter em breve acesso à bula dos produtos disponíveis. “A Andef preocupa-se em levar informação ao homem do campo, para promover a efetiva adoção das boas práticas agrícolas, que são o pilar para a produção de alimentos seguros”, explica o gerente de educação e treinamento da Andef, Fábio Kagi.
Segundo o gerente técnico e de regulamentação estadual da Andef, Luís Carlos Ribeiro, é a primeira vez que esse conteúdo é disponibilizado de maneira tão prática no Brasil. “Buscávamos uma nova ferramenta que fosse prática para o agricultor. Como todo mundo tem hoje um celular, o aplicativo surgiu como um meio de agregarmos dados da biologia das pragas, e assim, identificarmos os danos possíveis, as adequadas recomendações de controle, bem como as indicações de uso de ingredientes ativos de acordo com o registro dos mesmos”, afirma Ribeiro.
Para Kagi, a ferramente também é de extrema valia para os estudantes, devido à riqueza do conteúdo disponibilizado que servirá como material de estudo e aprendizagem. “O aplicativo tem, por exemplo, um glossário ilustrado de termos técnicos, dados e imagens das pragas que serão úteis para a fixação dos conteúdos recebidos em sala de aula”, complementa Kagi.
O estudante de agronomia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, Pedro Henrique Ferreira, já dispõe do aplicativo em seu smartphone, é afirma que a novidade servirá como um suporte para os alunos da área. “A ferramenta veio para agregar conhecimento e facilitar a vida no campo. Conhecendo melhor as pragas, e identificando-as mais facilmente, melhor será a ação de controle”, complementa Ferreira.
O projeto que resultou no desenvolvimento do aplicativo completa dois anos em maio de 2016, ano em que foi destaque internacional ao ser premiado no concurso promovido pela Crop Life LatinAmerica.