O Brasil já registrou 52,8% da área agrícola nacional no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Balanço divulgado pelo governo federal nesta segunda-feira (04) mostra que 196,7 milhões de hectares já estão cadastrados, de um total de 373 milhões passíveis de registro no sistema. Em quantidade de imóveis, o total é de 1,4 milhão de fazendas, ou 25% do total de 5,6 milhões que precisam ser regularizadas.
CONFIRA O BALANÇO DO CAR DIVUGALDO PELO GOVERNO COM INFORMAÇÕES POR ESTADOS E REGIÕES.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada conjuntamente pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, também era aguardada mas não apareceu.
A apresentação dos dados coube ao diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará Filho. Ele apontou que entre as áreas cadastradas foram declarados 20 milhões de hectares ocupados com áreas de Reserva Legal. O especialista indica que ainda há baixa adesão ao CAR em áreas de grande porte. “É preciso buscar mais agressivamente os grandes produtores, porque nas áreas acima mil hectares ainda temos poucos cadastros”, salientou.
No contraponto, parcela expressiva dos registros foi concentrada em pequenas propriedades, com áreas de até 100 hectares (82% dos imóveis cadastrados) ou quatro módulos rurais (87% dos imóveis cadastrados). "Podemos assumir o compromisso de que vamos cumprir o prazo para cadastramento", disse Patrus Ananias, do MDA.
Outro índice destacado por Deusdará foi o de que em 45% das áreas cadastradas foi solicitada adesão voluntária ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O PRA será estruturado pelos governos estaduais, e vai definir as regras para a recomposição de passivos ambientais.
A ministra do Meio Ambiente demonstrou satisfação com o índice de cadastros. "Ninguém está escondendo informações. Houve uma adesão expressiva e os agricultores deixaram claro que querem a regularização ambiental. A ampla adesão ao PRA comprova isso", declarou.
Prazo estendido
Após a apresentação dos dados, Izabella Teixeira também confirmou a assinatura da prorrogação no prazo para adesão ao CAR, conforme adiantado pelo MMA na última sexta-feira. Ela revelou que foram encaminhadas 48 solicitações distintas para a extensão do prazo. Os registros podem ser feitos até o dia 05 de maio de 2016, mas ela aposta que a tarefa pode ser concluída ainda em 2015. A ministra foi taxativa em afirmar que não haverá nova prorrogação no prazo. "O governo federal fez sua parte. Agora cabe aos estados agirem para garantir o cadastramento de todas as propriedades", reforçou.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião