Morreu aos 53 anos, na última sexta-feira (30), em Belo Horizonte (MG), o diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Oliveira Silva. A causa do falecimento foi um infarto fulminante. As informações foram divulgadas em uma nota de pesar emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Silva era natural de Pedra Azul, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. Ele foi o primeiro brasileiro a ser indicado a um cargo de liderança na OIC e morava em Londres desde 2011. O sepultamento ocorreu no domingo (1º), no Bosque da Esperança, em Belo Horizonte.
Robério Silva estava no posto de diretor executivo da OIC desde o dia 1º de novembro de 2011. Silva era formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerai e sempre se dedicou à área de produtos de base, especialmente ao café.
Dedicou 31 anos de sua vida ao setor público e ao privado, tendo em sua carreira passagem por cargos como: diretor do departamento do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, de 2009 a 2011; secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex); secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; secretário-geral da Federação Brasileira dos Exportadores de Café, entre 1989 e 1993, e secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café, entre 1994 e 2002.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia