No dia 8 de agosto, Curitiba sediará o maior evento nacional sobre seguro agrícola. O Fórum pretende debater o futuro do seguro agrícola no Brasil e conta na programação com os maiores especialistas do assunto, seguradoras, resseguradoras, representantes de produtores, cooperativas, do governo federal e dos Estados de São Paulo e Paraná. O evento ocorre no auditório do hotel Victoria Villa.
O objetivo é debater com a equipe da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as políticas que dão sustentação ao seguro rural, discutindo suas dificuldades e desafios no âmbito dos governos estaduais e federal. O clima e o preço têm sido os principais fatores de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro agrícola o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua atividade agropecuária.
Em 2014, melhor ano do seguro agrícola no Brasil, a contratação de 117.600 apólices cobriu uma área agrícola de 9,91 milhões de hectares com importância segurada de R$18,5 bilhões. O resultado não se repetiu em 2015 devido às restrições orçamentárias do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, coordenado pelo Mapa.
A entrada no Fórum é gratuita, mas as vagas são limitadas. Segundo os organizadores do evento, faltando um mês para o Fórum, há poucas vagas a serem preenchidas. É preciso fazer inscrição pelo site.
Programação
No período da manhã, o evento terá abertura do Secretario de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller. Em seguida as apresentações ficam por conta do Banco Mundial, MB Agro Consultoria, SPA/Mapa e das secretarias de Agricultura de São Paulo e Paraná. Os participantes também assistirão a uma apresentação sobre as tendências climáticas antes da abertura dos debates.
Para o período da tarde, foram reservadas palestras que tratam do funcionamento das diferentes modalidades de seguro agrícola para grãos, florestas, hortifrúti e pecuária. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as formas de contratação de seguros, cálculos de indenização e a operacionalização dos seguros de renda ou faturamento.
A promoção do evento é uma iniciativa do Sistema da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP); Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sistema das Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema OCEPAR). Evento com os maiores especialistas país ocorre em agosto em Curitiba.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”