Os meteorologistas alertam: o final de semana será de muita chuva em praticamente todo o estado devido uma frente fria que atinge a região. Os volumes de chuva são altos e devem atrapalhar a colheita da segunda safra de milho.
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), 1% da área de milho safrinha foi colhido em todo o Paraná até segunda-feira (30) e deve se intensificar em junho. No entanto, os dias chuvosos tem dificultado o andamento dos trabalhos em campo. Em Maringá, no norte do estado, os produtores aguardam a abertura do tempo para retomar a colheita da safrinha. Em Toledo, no oeste, a semana de chuva também atrasa a entrada das máquinas para retirar o cereal da lavoura. Segundo o analista do Deral, Edmar Wardensk Gervásio, cerca de 50% da produção em campo ainda está suscetível ao clima e pode ter perdas em caso de geada.
Para a próxima semana a previsão indica o fim das chuvas, mas o frio se intensifica e aumenta a possibilidade da ocorrência de geadas. Em Toledo, segundo o Climatempo, há previsão de geada na quarta-feira (08).
Devido a forte estiagem que atingiu especialmente o norte do Paraná, a produção atual está estimada em 12,1 milhões de toneladas, com uma perda superior a 765 mil toneladas em relação à expectativa inicial de produção de 12,9 milhões de toneladas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”