No dia 1º de setembro, o telejornal BBC World News divulgou uma reportagem que destaca o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Se a agricultura brasileira fosse um país, ela seria a nação com o crescimento mais rápido do planeta”, destaca a reportagem.
Correspondente da TV londrina, Daniel Gallas foi à Nova Mutum para fazer a matéria e apresentou alguns dados do crescimento do agronegócio, com o crescimento de 13% do PIB Agro no primeiro trimestre.
“Nossa agricultura é a salvadora da pátria neste ano. Dos pequenos aos grandes agricultores estamos superando os tempos difíceis”, disse na reportagem Adriano Pivetta, produtor rural e prefeito de Nova Mutum.
A cidade, sustentada pela agricultura, triplicou a população na última década e tem algumas das melhores escolas públicas do país, segundo a reportagem.
Apesar disso, a TV britânica também destacou o principal empecilho do desenvolvimento agrícola: a infraestrutura de transportes.
“Os caminhões demoram dias para chegar aos portos e isso faz com que os produtos brasileiros fiquem 10% mais caros”, afirmou na matéria o correspondente Daniel Gallas.
A estimativa apresentada é que, se houvesse mais ferrovias, poderiam ser economizados US$ 30 bilhões por ano com custos logísticos.
Assista à matéria, divulgada no Facebook da prefeitura de Nova Mutum:
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura