A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nessa semana o zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de verão da safra 2016/2017. A medida, publicada no Diário Oficial da União, contempla os seguintes produtos: milho, soja, feijão, feijão caupi, arroz de sequeiro, arroz irrigado, algodão, girassol, mamona e sorgo.
A partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o zoneamento agrícola indica os tipos de solo aptos ao plantio, a época de semeadura e as cultivares recomendadas para cada município, O estudo é elaborado com o objetivo de atenuar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos. É um instrumento de política agrícola e gestão de riscos da agricultura.
O produtor deve observar as recomendações do zoneamento para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), Proagro Mais (para a agricultura familiar) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural. Além disso, alguns agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao zoneamento, que hoje contempla 40 culturas.
No Paraná, o plantio de soja foi antecipado em 10 a 20 dias em vários municípios como Londrina e Guarapuava.
Confira nas listas abaixo e confira a tabela completa do zoneamento agrícola em todos os municípios do Paraná.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”