O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) divulgou sua nova estimativa para a safra agrícola 2016/17, que deve ser concluída em 40 milhões de toneladas de grãos. Segundo o relatório mensal, houve recentes perdas devido às geadas do último mês, e à seca recente que atinge todo o estado. Além disso, foi registrada menor área de plantio.
A expectativa anterior era um pouco maior, em 42 milhões de toneladas. O secretário da Agricultura do Estado, Norberto Ortigara, admite que ainda há riscos pela frente: “Estamos praticamente na metade do inverno, sendo assim, poderão ocorrer novas perdas para os cereais de inverno como aveia, cevada, centeio, trigo e triticale”.
Geadas no Paraná
O trigo foi o produto mais atingido pelas geadas, principalmente no Oeste e Centro do estado (vídeo abaixo). Com isso, a perda da produção paranaense nesta safra foi de 6% nesse cultivo, conforme novo relatório do Deral.
Apesar disso, o secretário da Agricultura considera as perdas em um patamar aceitável e ressalta que as grandes lavouras já escaparam do período mais crítico. “Podemos considerar essa situação como normal no período de inverno”, observou Ortigara.
Engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho acredita que devem ocorrer novas perdas com o clima. Ele destaca que, pelo menos, mais duas geadas devem ocorrer até o final do inverno, conforme previsões meteorológicas. Segundo Godinho, 56% da área plantada (955.835 hectares) ainda está exposta a risco de geadas.
Confira o vídeo do trigo congelado enviado pelo Sindicato Rural de Cascavel dia 20 de julho:
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião