Jovem completa dez anos à frente de projeto empreendedor| Foto: Anta´nio More/gazeta Do Povo

Aos 25 anos, a jovem Juanice Boszcz conta com entusiasmo e bom humor a história de transformação que fez na própria vida e na propriedade da família, em Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. Quando o cultivo de grãos se tornou inviável, em 2004, ela apostou em uma atividade pouco usual: cogumelos champignon. A atividade cresceu, e a produção ganhou marca registrada para ser vendida nos supermercados.

CARREGANDO :)

A criação da Pratto Fino foi a estratégia encontrada por Juanice para ficar no campo e conseguir prosperar. Como toda boa história de empreendedorismo, houve altos e baixos. Logo no primeiro ano, a falta de experiência no manejo dos cogumelos fez com que boa parte da produção fosse perdida. Aprendida a lição, veio o progresso e hoje a atividade é a principal fonte de renda da família. Na área de aproximadamente 2 hectares foi construído um armazém e o plano agora é a compra de um carro para facilitar as entregas. A produção é mensal e após o processametno rende entre 700 e 1000 quilos.

Além do apoio dos pais, ela relata que o investimento em educação foi essencial para o negócio vingar. Fez cursos e teve aulas de empreendedorismo sem abandonar o trabalho no campo. Agora a internet é o meio para obter a especialização na área de alimentos, por meio de aulas à distância. E com o casamento em vista, ela começa a criar raízes. O futuro marido vai reforçar o quadro de funcionários. “Trouxe mais um para trabalhar aqui”, brinca.

Publicidade

A história virou referência nacional. Na semana retrasada Juanice esteve em Brasília (DF) acompanhando o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, à convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O órgão apresentou a Pratto Fino como um caso de sucesso no uso de recursos Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), linha de crédito voltada aos pequenos produtores. A história também será registrada no livro especial que está sendo produzido em celebração aos 25 anos do MDA. “Nosso sonho era ter um produto bom e reconhecido, e estamos conseguindo isso”, celebra.