O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2016 caiu 3,7% comparado com igual período de 2015. Desde 2012 esse tipo de confronto não gerava variações negativas, quando no período de outubro a dezembro de 2012, ante o trimestre equivalente de 2011, houve recuo de 5,8%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão divulgou dados gerais que apontam um encolhimento de 0,3% do PIB geral do país.
No primeiro trimestre de 2015, em relação ao trimestre de imediatamente anterior, o PIB agropecuário do país teve queda de 0,3%. Nesse tipo de confronto, a última vez em que os números do agronegócio tinham apresentado queda havia acontecido no trimestre de janeiro a março de 2012, quando foi registrada variação de -19,4% comparado a outubro a dezembro de 2011.
No acumulado dos últimos quatro trimestres (um ano), a queda no PIB da agropecuária está em 1%. Nesse recorte o PIB do agronegócio não tinha apresentado queda desde o primeiro trimestre de 2010, quando o resultado foi -1,5%.
PIB agropecuário do Paraná recua 3% no trimestre
O PIB agropecuário do estado caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015. As informações são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No acumulado dos últimos 12 meses, segundo o instituto, o estado acumula alta de 1,3%. O Ipardes não calcula dados em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos