O feijão e o arroz, combinados, lideram a lista de alimentos desperdiçados no Brasil, representando 38% do total, mas são seguidos de perto pela carne bovina, com 20%. O dado é da Embrapa e faz parte de uma pesquisa que ouviu 1.764 famílias de diferentes classes sociais de todas as regiões brasileiras. O estudo foi uma demanda do “Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil”, projeto liderado pela Embrapa e apoiado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), focado no combate ao desperdício alimentar.
O ranking dos itens mais desperdiçados destaca o arroz, que representa 22% dos alimentos jogados fora no país; carne bovina, com 20%; feijão, com 16%; e frango, com 15%. “A família brasileira desperdiça, em quantidade relativamente grande, até mesmo alimentos mais caros e proteicos, como carne bovina e frango, o que nos surpreendeu”, disse o professor de marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da FGV, Carlos Eduardo Lourenço.
Os resultados mostram ainda que 61% das famílias dão prioridade a uma grande compra mensal de alimentos, o que aumenta a propensão de adquirir itens desnecessários. Pesquisas anteriores da Embrapa já apontavam que este hábito levava ao não aproveitamento de todos os produtos. “Observamos algumas contradições. Enquanto 94% dos consumidores afirmam ser importante evitar o desperdício, 59% não dão importância se houver comida demais na mesa ou na despensa”, diz o analista da Embrapa e líder do projeto nos Diálogos Setoriais, Gustavo Porpino.
Segundo o analista, o País precisa atuar em diferentes elos da cadeia para evitar perdas e desperdícios de alimentos. “Ações de comunicação e educação nutricional são fundamentais para conscientizar e conectar o consumidor com o alimento, assim como tecnologias e capacitações técnicas para redução de perdas de alimentos no campo”, recomenda Porpino.
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião