De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado nesta terça-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de grãos da safra 2015/16 deve atingir 209,4 milhões de toneladas, uma redução de 9,8% em relação ao volume colhido em 2015, quando saíram dos campos 209,4 milhões de toneladas de grãos. A área estimada em 57,6 milhões de hectares registrou uma leve queda de 0,1% em comparação à safra do ano passado.
Arroz, milho e soja - as três principais produtos da safra nacional - respondem por 87,5% da área total a ser colhida e 92,5% da produção estimada. Em relação a 2015, houve redução de 9,6% no espaço cultivado com arroz e queda de 0,4% na área de milho. A soja, por outro lado, registrou aumento de 2,9% em sua área.
Segundo o IBGE, a produção da safra de soja registrou um recuo de 0,2% em comparação à safra do ano passado e caiu para 96,3 milhões de toneladas devido as condições climáticas adversas.
O clima ruim também prejudicou as duas safras de milho. Na estimativa de julho, o IBGE projeta uma safra total de 68 milhões de toneladas, 3% abaixo da estimativa de junho. Quanto à safrinha do cereal, a produção estimada em 42,8 milhões de toneladas é 23,8% menor do que em 2015.
“A estiagem foi a causa principal da queda na produção, exceto no Rio Grande do Sul, onde o excesso de chuvas declinou a avaliação do rendimento médio em 0,4%, e para o Mato Grosso, onde a área plantada reduziu-se em 1,5% e a expectativa de rendimento médio caiu 0,4%”, diz nota.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”