Com falta de chuva, Mato Grosso mantém pé no freio no plantio de soja nesta semana. O avanço dos últimos dias foi mais lento do que nas semanas anteriores e não há previsão de que o clima devolverá umidade ao solo. Se as perspectivas atuais se confirmarem, só deve chover a partir do dia 20 no estado, que é o maior produtor nacional do grão. Ou seja, as plantadeiras poderão voltar ao campo às vésperas dessa data, para que as sementes germinem em seguida, mas os técnicos ainda orientam os produtores a esperarem confirmações. O plantio estaciona em cerca de 1 milhão do total de 8,8 milhão de hectares.

CARREGANDO :)

Além dos dias secos, as temperaturas sobem expressivamente nesta semana, confome a meteorologia. A previsão indica que os termômetros podem passar dos 41ºC em Cuiabá, com sensação térmica ainda maior.

Com um período menos prolongado de estiagem, o Paraná tende a continuar plantando. A região Oeste está na reta final e as regiões Norte e Norte Pioneiro põem as máquinas para rodar onde há umidade ou promessa de chuva. O estado, segundo maior produtor, pode chegar a 2 milhões de hectares plantados nos próximos dias. O Brasil ainda está nos 10% do plantio, considerando que a área total da soja deve somar 30 milhões de hectares nesta safra. No Paraguai, que ultrapassou 3 milhões de hectares por safra, a tarefa foi praticamente encerrada.

Publicidade

Compasso10% do plantio de soja estão sendo concluídos no Brasil (ou 3 milhões de hectares). Num momento em que as máquinas foram estacionadas em regiões de Mato Grosso, a área plantada brasileira equipara-se à do Paraguai.