A Bayer está determinada a defender até as últimas instâncias seu herbicida Roundup e reafirmou a investidores que os US$ 63 bilhões despendidos na compra da Monsanto vão impulsionar a base de negócios da multinacional.
As ações da Bayer subiram 2,7% em Frankfurt, na semana passada, logo depois de a companhia divulgar um Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de US$ 2,47 bilhões, bem acima do que o mercado esperava.
A Bayer reafirmou que os lucros e as vendas vão crescer neste ano, apesar das dificuldades de suas divisões voltadas à saúde do consumidor e à criação e saúde animal. O presidente da empresa, Werner Baumann, defendeu o glifosato, ingrediente essencial do Roundup, mesmo depois de um juiz, no mês passado, ter mantido o veredito que associou o herbicida ao câncer de um jardineiro, em estado terminal. Baumann afirmou que a segurança do glifosato está comprovada por mais de 800 estudos científicos.
“Decidimos nos defender de todas as formas possíveis, porque o glifosato é completamente seguro e um ótimo produto, quando usado adequadamente”, disse Baumann numa entrevista coletiva.
O número de processos judiciais contra o Roundup já chega a 9300, segundo a empresa alemã com sede em Leverkusen. Incertezas sobre eventuais condenações abalaram o valor das ações da Bayer.
As vendas da divisão agrícola da Bayer, no entanto, aumentarm 84% no último trimestre, impulsionadas pela incorporação da Monsanto. O novo mix de negócios teve boa arrancada, com desempenho bem melhor do que outras unidades agrícolas da Bayer, segundo o analista Gunther Zechmann, da Sanford C. Bernstein & Co, escreveu em relatório a clientes.
Embora a Bayer espere atingir as previsões de lucros para este ano, as unidades de saúde animal e saúde dos consumidores podem não atingir as metas, disse a empresa. Esse desempenho abaixo do esperado, no entanto, não muda os planos já traçados, assegurou a direção da Bayer.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião