Nos Estados Unidos, 40% de todos os produtos cultivados no país não são consumidos por serem feios ou estarem muito maduros| Foto: Reprodução/Internet

Desperdício de alimentos é um tema extremamente preocupante. Somente nos Estados Unidos, 40% de todos os produtos cultivados no país não são consumidos por serem feios ou estarem muito maduros. Frutas e vegetais fora dos padrões que deixam de ser vendidos nas redes de supermercados e feiras chegam a somar US$ 15 bilhões aos agricultores, de acordo com dados do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA).

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Ainda de acordo com o USDA, mais de 60 bilhões de quilos de frutas e vegetais são desperdiçados no caminho das fazendas até a mesa dos consumidores. Em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhões de toneladas são jogadas fora todos os anos. Esses alimentos são desprezados por serem “feios” e tem como destino final os aterros de cada cidade. Para tentar reduzir o desperdício proveniente de produtores e do comércio, algumas empresas norte-americanas desenvolveram serviços online que conectam agricultores a compradores dos produtos fora dos padrões vendidos nos mercados.

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Site disponibiliza ofertas de frutas e vegetais fora dos padrões com preços 30% mais baixos

A empresa Cerplius, sediada em São Francisco, foi criada em janeiro deste ano e trabalha com o sistema no qual os compradores fazem o cadastro no site para receber diariamente e-mails ou mensagens de texto sobre ofertas de produtos excedentes vendidos a um valor 30% menor do que os alimentos dentro do padrão. Os agricultores interessados em vender seus produtos feios ou mais maduros só precisam cadastrá-los no site. A companhia se responsabiliza pela entrega. Segundo a proprietária Zoe Wong, até agora a empresa já movimentou mais de cinco mil quilos de alimentos de 20 fazendeiros e distribuidores no estado.

Outros exemplos do uso de tecnologia se espalham pelo país na tentativa de que alimentos imperfeitos ou excesso de produtos sejam realmente aproveitados. É o caso da Souper Seconds, que tem como foco vender produtos orgânicos imperfeitos de produtores para todos os tipos de vendedores.

Diversas iniciativas espalhadas pelos EUA e também na Europa buscam a redução do desperdício

Outra iniciativa surgiu de estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que estão desenvolvendo o Spoiler Alert, aplicativo que ajuda organizações a cumprir diferentes metas de redução de desperdício de alimentos. A primeira parte do projeto é um mercado online e gratuito que permite empresas, incluindo produtores, a vender ou doar excesso de alimentos para grupos de combate a fome. Tudo por meio de e-mails, e mensagem de texto. Ideias semelhantes também se espalham pelo país e na Europa.

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Zero desperdício nas Olimpíadas

O famoso chefe italiano, Massimo Bottura, grande nome da gastronomia na luta contra o desperdício, começou seu projeto no ano passado, durante a Exposição de Milão. Bottura criou o refeitório Ambrosiano, uma sala de jantar destinada a servir comidas que não foram utilizadas durante o evento para os sem teto de Milão. Ele transformou 15 toneladas de alimentos que seriam descartados em pratos deliciosos.

Agora a iniciativa de Bottura chegará às Olimpíadas do Rio de Janeiro. O chef vai organizar uma cafeteria nas ruas da Lapa, servindo comida de graça, a partir dos alimentos desperdiçados durante os jogos, para os moradores das favelas cariocas.