Preços altos dos grãos e juros mais baixos impulsionam vendas de máquinas em Dourados (MS).| Foto: Christian Rizzi/gazeta Do Povo

Mesmo em localidades agrícolas que estão enfrentando problemas de estiagem, a perspectiva é de boa movimentação no comércio de máquinas. Na região de Dourados (MS), onde estão sendo registradas casos de quebra de 50% na produtividade, as concessionárias relatam 20% de aumento nas vendas de 2011 para 2012 e esperam seguir em ritmo crescente neste ano.

CARREGANDO :)

“O que fez os produtores comprarem mais foi a empolgação com os preços altos das commodities e o juro menor para financiamento, que caiu de 5,5% para 2,5% ao ano e, em 2013, está em 3%”, relata o gerente comercial da Matra Tratores, Rômulo Diniz. Os modelos mais procurados exigem espera de 60 dias por parte dos produtores. As colheitadeiras que estão sendo vendidas agora serão usadas para retirar o milho de inverno do campo, cultura que promete dar chance de recuperação aos produtores com perdas na soja deste verão. Parte das máquinas vendidas no ano passado está sendo entregues agora às pressas para uso imediato.

Publicidade