Ao meio-dia desta quarta-feira chegou à capital paranaense um comboio de dez caminhões, que saíram de Maringá durante a madrugada e estão sendo escoltados pela Polícia Militar, Defesa Civil e Política Rodoviária Federal (PRF). A princípio, este primeiro carregamento seria de 288 mil litros de óleo de soja e uma quantidade menor de café.
Os produtos foram descarregados no Max Atacadista do Campo Comprido e distribuídos entre supermercados das redes Condor e Muffato.
A saída foi organizada pela Organização das Cooperativas do Paraná(Ocepar), com produtos da cooperativa Cocamar.Com a chegada de novos carregamentos, ao longo do dia, outras redes também devem ser atendidas, esclarecem as entidades.
“Ficou acertado dia 27, em reunião do G7, que enviaríamos para Curitiba e grandes cidades produtos de primeira necessidade”, afirmou Samuel Milléo Zanello, porta-voz da Ocepar.
O G7 é um grupo formado pelas federações das Indústrias, Agricultura (Faep), Comércio (Fecomércio), Transporte de Cargas (Fetranspar), Associações Comerciais e Empresariais (Faciap), Federação das Cooperativas do Paraná (Fecoopar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).
Próximos comboios
Segundo o porta-voz da Ocepar, ao longo do dia outros três comboios de cooperativas devem sair do interior do estado em direção a Curitiba:
Dez caminhões partem da cooperativa Cativa e Confepar, de Londrina, com leite em pó e leite longa vida.
De Campo Mourão saem rumo à capital mil veículos carregados com café, óleo de soja, margarina e gordura vegetal.
Outros 30 caminhões de leite das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal sairão de Itapetininga, no interior de São Paulo, onde o produto está sendo processado.
Também será enviada uma carga de frango e peixe da Copacol, com saída de Matelândia.
Todos os comboios terão escolta dos órgãos públicos. “A escolta é para a própria segurança dos motoristas, e o objetivo inicial é abastecer, além de supermercados, panificadoras e restaurantes”, afirma Milléo Zanello. Ao todo, devem chegar na capital em torno de 1.050 caminhões nas próximas horas.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast