Envolvido numa bandeira do Brasil, e com vestes típicas de gaúcho – lenço, bota e bombacha - um produtor rural de Ibirubá, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi até um ponto de concentração de caminhoneiros e despejou três bombonas de leite no asfalto, ao mesmo tempo em que deu “um sermão” nos manifestantes.
“Chegou o leitinho, senhores. A vida não é só vocês, senhores! Tem gente passando mal, precisando de hemodiálise ou de remédio. O mundo não é só caminhoneiro”, gritou o pecuarista, enquanto despejava os galões de leite na rodovia.
“Não é só para vocês (o leite). Depois de amanhã vai para o Sicredi, para o sindicato, para a prefeitura”, disse o manifestante solitário. “Vão pensar hoje na hora de dormir. Quando faltar ali na prateleira, para os filhos de vocês. Vocês acham bonito o país desse jeito? Parabéns. Vocês estão sendo usados. Não pensem que não tem interesse por fora, que só é vocês caminhoneiros. Pensem nisso”, afirmou, antes de subir na caminhonete e ir embora.
O vídeo viralizou na internet e foi enviado à Gazeta do Povo por produtores da região Oeste do Paraná. O protesto, no entanto, ocorreu no município gaúcho de Ibirubá, na rodovia ERS-223. Em entrevista a veículos de comunicação regionais, o produtor Adaias Hahn disse que não doou o leite por questões sanitárias, porque, se estiver contaminado, a responsabilidade recai sobre quem faz a doação. “Vou conseguir dormir mais aliviado, pois a minha atitude fez outras pessoas repensarem sobre esse momento que estamos vivendo”, afirmou Hahn ao site Notícias Agrícolas.