A Expedição Suinocultura volta à estrada para visitar as principais regiões produtoras de Minas Gerais. A equipe de técnicos e jornalistas vai conferir o funcionamento da Bolsa de Suínos que reúne produtores e frigoríficos para debater o preço pago por quilo do suíno vivo no estado. Os valores são negociados semanalmente e divulgados no site da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg). O encontro ocorre na segunda-feira (12), na sede da entidade em Belo Horizonte.
O projeto vai percorrer ainda a região de Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, em visita a granjas, frigoríficos, associações e cooperativas ligadas à cadeia produtiva da carne suína de Minas Gerais. Responsável pela produção de 400,1 mil toneladas em 2015 e pela exportação de 14,1 mil t, o estado figura como quarto maior representante da suinocultura brasileira, conforme apontam os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Expedição
A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo em parceria com a Frimesa. A intenção do projeto é construir um diagnóstico do setor e fomentar o debate mesmo em período de crise, causada principalmente pela alta no custo dos insumos. Além de Minas Gerais, a equipe do projeto já visitou o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, os quatro Estados respondem por 80% da cadeia da carne suína nacional e produzem mais de 2,5 milhões de toneladas por ano.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião