Em agosto, uma equipe de técnicos e jornalistas dá início à primeira edição do projeto Expedição Suinocultura, levantamento que busca diagnosticar a atividade brasileira discutindo desde os padrões adotados nos frigoríficos à logística do embarque portuário. Além do Paraná, o projeto vai percorrer também Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, conferindo criadouros, indústrias e corredores de exportação dos estados.
Alternativa à carne do frango e do boi, a produção de suínos cresce, mas encontra dificuldades para se consolidar. Entre altos e baixos o consumo per capita se expande no mercado interno e a proteína encontra cada vez mais espaço no ambiente internacional. Opção de renda e diversificação dentro da porteira, na última década o suíno rompeu fronteiras e posicionou o Brasil entre os principais exportadores da carne.
“Além do crescimento da produção, do consumo e da exportação de suínos nesses estados e no Brasil, é cada vez maior a importância econômica e social do setor, potencializada pelos diversos elos da cadeia produtiva, como as empresas e indústrias fornecedoras de insumos e serviços”, destaca Giovani Ferreira, coordenador do Núcleo de Agronegócios da Gazeta do Povo.
Sobre a Expedição Suinocultura 2016
Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, projeto realizado há dez temporadas, e nesta edição conta com o apoio financeiro e técnico da Frimesa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Suinosul e Confraria do Leitão.
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