O diretor presidente global da BRF, José Aurélio Drummond Jr., apresentou carta de renúncia ao cargo nesta segunda-feira (23/04), às vésperas da assembleia de acionistas que irá eleger o novo conselho de administração da empresa. Drummond Jr., aliado de Abilio Diniz, tinha assumido a função em dezembro do ano passado, substituindo Pedro Faria, que chegou a ficar preso por cinco dias, em março, na segunda fase da Operação Carne Fraca.
Segundo o fato relevante divulgado pela companhia, o diretor financeiro e de relações com investidores, Lorival Nogueira Luz Jr., foi designado pelo conselho de administração para assumir o cargo interinamente, acumulando o posto com suas funções atuais.
A renúncia ocorre em um momento de crise na empresa.
Na semana passada, o Conselho de Administração da BRF aprovou a indicação do nome do presidente da Petrobras, Pedro Parente, para assumir o comando do colegiado.
Com isso, o empresário Abílio Diniz deixará o comando do conselho, que presidia desde 2013.
Parente será o nome recomendado pelo conselho atual à assembleia de acionistas marcada para o dia 26.
No ano passado, a BRF foi afetada diretamente pela Operação Carne Fraca, que investiga irregularidades na produção de carnes no país. Na última quinta-feira (19), a União Europeia descredenciou 12 fábricas da empresa exportadoras de frango sob suspeita .
Além disso, houve problemas de gestão, indicados em auditorias internas. O endividamento da empresa, que era mínimo antes da chegada de Abilio e o Tarpon, chegou a quase cinco vezes o chamado Ebitda (lucro antes de pagamento de juros, impostos, depreciação e amortizações).