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Laticínio de Treze Tíllias rompe com imagem de produto regional ligado a imigrantes

Fábrica de laticínios da Tirol em Treze Tílias (SC) | Divulgação/
Fábrica de laticínios da Tirol em Treze Tílias (SC) (Foto: Divulgação/)

A marca de leite e derivados Tirol sempre ostentou com destaque em suas embalagens um típico chapéu germânico, como forma de perpetuar sua identificação com os descendentes de imigrantes austríacos que deram início à empresa, no Oeste de Santa Catarina, há quase 45 anos.

Pesquisas de mercado, no entanto, descobriram que a imagem de um produto ligado à colônia não ajudava a Tirol a conquistar novos consumidores, principalmente nos produtos derivados de leite. Segundo Marcelo Schramm, um dos designers que participou do processo de novo posicionamento da empresa, a marca Tirol estava “muito atrelada ao seu município de origem, Treze Tílias” e “precisava eliminar elementos regionais para buscar o crescimento em nível nacional”.

O resultado deste diagnóstico foi uma reformulação completa na comunicação visual da marca, que ainda manterá o chapéu germânico nas embalagens para “segurar” os consumidores mais antigos, mas de maneira bem mais discreta. Na linha de produtos kids, o garoto-propaganda da Tirol, um loirinho de olhos azuis, foi substituído por um adolescente de cabelos castanhos. Na TV, o novo posicionamento significou comerciais com famílias multiétnicas.

Com capacidade de produção diária de 2 milhões de litros de leite, a Tirol é líder no envase de leite UHT no Sul do País, e vice-líder nacional (atrás apenas da marca goiana Italac). O desafio, segundo a gerente de marketing Giocéli Escorsin, é transferir o prestígio no leite para outros nichos de mercado, como linhas de queijo, iogurte, achocolatados, creme de leite, manteiga, cream cheese e fermentados. “Temos duas opções: ou a gente vende mais derivados, ou a gente vende mais derivados”, brinca Giocéli, para enfatizar o novo foco da empresa. O objetivo, segundo ela, é aumentar em 50% o volume da venda de derivados lácteos nos próximos três anos.

“O planejamento estratégico da Tirol tem como meta não depender apenas da commodity leite. Ou seja, ampliar o leque do consumidor para que ele adquira mais produtos do nosso mix. A expectativa é concluir 2018 registrando crescimento até 2% maior que fechamos o ano passado, com a linha de derivados representando 40% de nosso faturamento”, diz Edson Martins, diretor de Mercado da empresa.

A força da Tirol no leite continuará dando suporte à marca, que busca tirar proveito deste “prestígio” no novo slogan, “Confiança que vem do leite”, que substitui o agora aposentado “A marca do sabor” num portfólio de mais de 200 produtos.

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