Quem se acostumou com os preços altos do supermercado nos últimos tempos pode até estranhar. Mas os últimos dados da inflação oficial, medida pelo IPCA, mostram que alguns alimentos ficaram mais baratos e dá para garantir uma boa refeição garimpando os itens com queda de preço. Opções populares como a feijoada e o churrasco são algumas ideias de cardápio para aproveitar a deflação nos alimentos.
Vilão no ano passado, o feijão é uma boa escolha para 2017. O preço do feijão preto caiu 9,11% em março e 9,22% em fevereiro. Já o carioca teve recuo de 5,59% em março, enquanto o preço do carioca caiu 4,50%. O arroz, tradicional dupla do feijão, também ficou mais barata. O preço caiu 1,13% em março e 0,60% em fevereiro.
Quem prefere o churrasco, tem motivos para comemorar. O preço de carnes caiu 0,96% só em março, mas já tinha recuado 1,22% em fevereiro. Ou seja, o recuo começou antes mesmo da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
Para quem quer curtir com os amigos, também dá para caprichar na quantidade de cerveja. A bebida ficou 0,63% mais barata em março. Os que preferem uma opção sem álcool, o refrigerante também é uma opção em conta. O preço caiu 0,75% no mês passado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”