A BRF anunciou nesta segunda-feira, 9, que irá assumir as operações da Banvit, maior produtora de aves e líder de mercado na Turquia, o maior consumidor mundial de frango halal, que atende as regras do islamismo. Subsidiária integral da BRF fechou contrato com os acionistas controladores da Banvit Bandirma Vitaminli Yem Sanayii, que detêm 79,5% das ações da empresa, para aquisição destas ações.
Além disso, foi realizado um acordo de joint venture entre a BRF e a Qatar Investment Authority (QIA), fundo soberano do Qatar, que irão constituir uma nova empresa, que vai adquirir as ações da Banvit. O acerto também regula questões de governança da nova companhia e de Banvit. Na joint venture, a BRF terá 60% e a QIA, 40% da participação societária, respectivamente.
O valor da Banvit foi avaliado em cerca de US$ 470 milhões. Devido ao valor da dívida líquida divulgado em 30 de setembro, o valor das ações (equity value) da Banvit seria, portanto, de aproximadamente US$ 340 milhões. Após a conclusão da operação, a nova empresa realizará oferta para aquisição de ações da Banvit para comprar participação restante de 20,5% detida pelos acionistas minoritários, nos mesmos termos e condições dos oferecidos aos controladores.
Segundo a BRF, a Banvit é uma empresa completamente integrada, com instalações que vão do controle da ração ao processamento final do alimento. São cinco fábricas de ração, quatro incubatórios e cinco unidades produtivas. “As unidades estão localizadas na região oeste do país, onde está concentrado o maior número de consumidores, e na região leste, que a posiciona como única empresa capaz de atender tanto o mercado interno quanto o externo”, afirma, em nota, o CEO Global da BRF, Pedro Faria.
One Foods
Os ativos da Banvit serão incorporados à One Foods, subsidiária da BRF liderada por Patricio Rohner e dedicada ao mercado halal. “A aquisição da Banvit é o primeiro passo da agenda de aceleração do crescimento da OneFoods, que tem market share de aproximadamente 45% em produtos de frango na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar e Omã, mercados nos quais opera com distribuição própria e amplo portfólio de produtos”, afirma o executivo, na nota.
A BRF destaca que a Turquia tem uma população de cerca de 80 milhões de pessoas, que responde por cerca de 10% do consumo halal de aves no mundo. Mesmo assim, o consumo local de frango per capita é considerado pequeno, cerca de 20 kg ao ano, e o mercado de alimentos processados apresenta baixa penetração. Para a empresa, isto significa que o mercado turco oferece um grande potencial de expansão.
“Além das oportunidades de crescimento no mercado turco, principalmente em produtos processados, vemos sinergias comerciais e operacionais importantes na integração das operações da Banvit e da OneFoods, consolidando ainda mais nossa força e liderança no mercado halal de proteína animal”, diz Rohner.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento das condições precedentes, incluindo as aprovações concorrenciais.
Deixe sua opinião