Uma ocasião especial exige um tapa no visual. E com animais não é diferente. Nas maiores competições do país, antes de entrarem na pista de exposição, equinos, bovinos e caprinos recebem tratamentos dignos de top model para desfilar na passarela. Banho com shampoo e condicionadores especiais; cremes; sprays; maquiagem; tosa e cortes especiais com máquinas e tesouras. Vale tudo pelo primeiro lugar.
E na maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer, na região metropolitana de Porto Alegre, não poderia ser diferente. Ao longo do dia, de guaiaca e bombacha, tesoura e escova, grommers, como são chamados os esteticistas de animais, alisam e tosquiam os bichos. Tudo para não fazer feio. “Não é só estética. É bem estar animal. Não fazemos isso apenas para apresentações e competições, mas quase todos os dias”, diz Frederico Almeida, enquanto tosquiava uma ovelha. No Brasil, o trabalho de ‘esteticista’ de grandes animais pode render salários de R$ 2,5 mil até R$ 7 mil. O ganho vai depender da experiência e qualidade do profissional.
No mercado desde 1994, Romualdo Menezes trabalha como freelancer. Condicionador e preparador de cavalos, ele é especialista na raça árabe. Com o talento, participa de feiras em diferentes estados do Brasil, além de Argentina, Chile, Equador e até no Kuwait. “Normalmente, a preparação para eventos começa com um mês de antecedência. Nesta etapa, trabalho a musculatura do cavalo, a postura. Um trabalho diário”, conta.
Nos dias que antecedem o evento e na data de competição, entra em cena a tesoura, o pente e a maquiagem. “São maquiagens específicas, feitas à base de água, usadas para realçar o brilho do cavalo. Tem spray, creme, gel, tudo para deixar o animal mais bonito”, revela. São adotados como critérios de julgamento do cavalo: a postura, a linha de dorso, o tamanho do pescoço, o lombo, a cabeça, a musculatura. “É preciso estar atento aos detalhes”.
O mercado de beleza de animais de grande porte não é só interessante para o hairstylist, a indústria também se beneficia. Criada há 13 anos, a EmpórioPet é uma empresa do Rio Grande do Sul que há três anos aposta numa linha de beleza específica para cavalos. “A linha nasceu sob demanda dos clientes que já usavam nossos produtos para pets nos animais”, revela Ana Paula Quintela, proprietária.
A empresa lançou três produtos: o shampoo para lavagem, o creme condicionador e o spray para crina e cauda. “Todos eles são produzidos com extratos naturais de andiroba, copaíba e mentruz. São usados na limpeza e hidratação da pelagem, além de dar brilho”, conta. “O retorno tem sido ótimo, principalmente porque os produtos não são vendidos apenas em época de exposição. Atualmente, o cuidado tem sido diário e cada vez mais clientes nos buscam, de diferentes locais do país”.
*o jornalista viajou a convite do Agro Pool de Imprensa.
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