A icônica Vespa, precursora do conceito scooter, completa 70 anos em 2016 anunciando o seu retorno ao mercado brasileiro.Feito pela italiana Piaggio, o modelo volta a ser comercializada oficialmente por aqui após quase 30 anos - na década de 1980, chegou a ser fabricada no Polo Industrial de Manaus.
Atualizada, a Vespa mantém a mesma praticidade e charme para o uso na cidade. Atributos que a tornaram um sucesso em todo o mundo.
O responsável pela nova fase do veículo em solo nacional é grupo de investidores Asset Beclley, da Itália, que confirmou o início das vendas na segunda-feira (10). Por enquanto, a compra poderá ser feita apenas pelo site www.vespabrasil.com.br.
Serão 1 mil unidades disponíveis de uma série especial da Primavera 150, de 150 cc, de 12,9 cv, com direito a logotipo exclusivo, placa numerada para o proprietário e pintura alusiva à Itália na lateral.
No dia 22 de outubro o modelo então chegará às lojas, com a inauguração das duas primeiras concessionárias, chamadas de boutique pela Piaggio. Uma ficará no shopping JK, na Zona Sul de São Paulo, e a outra no shopping Iguatemi, em Campinas (SP).
A primeira loja de rua virá em novembro, também em São Paulo. Até o fim do ano serão 8 pontos de venda; em 2017, subirá para 18, chegando a 40 em 2018. Curitiba é uma das praças que fazem parte do planos da empresa italiana para receber as lojas-conceito.
A Vespa é um produto ícone, sofisticado, fashion, com o legítimo design italiano, capaz de proporcionar experiências únicas.
Diferentes versões
A partir do próximo mês, a Vespa será oferecida em quatro versões, todas com motores de 4 tempos. A de entrada Primavera 125, que se destaca por fazer uma releitura do homônimo exemplar de 1968.
O motor de 125 cc rende 10,7 cv, que possibilita atingir a velocidade máxima de 95 km/k. As rodas têm 11 polegadas.
Logo acima estará a Sprint 150, com a mesma mecânica da Primavera 150, porém com rodas aro 12 e visual próprio. Na sequência vem a GTS 300, a mais potente da linha (300 cc), que traz um único motor de refrigeração líquida capaz de gerar 22 cv, além do controle de tração.
Caberá à 946 Armani o papel de modelo imagem da marca. Trará detalhes retrô alusivos aos 70 anos de Vespa e aos 40 anos da famosa grife de roupas. A pintura em verde militar contrapõe ao assento marrom, destacando o veículo. Seu motor é o mesmo 125 do Primavera.
Toda a gama virá de série com injeção eletrônica, freios a disco com ABS e câmbio automático CVT.
Com exceção à 946 Emporio, nas demais configurações o cliente poderá escolher a cor da carroceria e do assento e também uma lista de acessórios, que inclui roupas e objetos da Vespa.
Os preços serão divulgados no próximo domingo (9), mas considerando a carga tributária de importação e o preço da Vespa em outros mercados os valores devem girar entre R$ 20 mil (versão de entrada) e R$ 40 mil (a topo de linha). Lembrando que o modelo desembarca no Brasil com status de scooter premium.
Conceito de boutique motiva otimismo nas vendas
A Piaggio do Brasil estima emplacar perto de 2 mil unidades da Vespa até o fim deste ano. Em 2017, a entrega chegaria a 12 mil exemplares.
Em 2018, está prevista a construção de uma fábrica em Manaus, com capacidade de produção de 35 mil exemplares. De lá também sairiam outras marcas do grupo Piaggio, como Aprilia, Moto Guzzi e a própria Piaggio.
Segundo o presidente da empresa, Longino Morawski, os números otimistas estão amparados ao apelo icônico da Vespa e também pelo conceito de boutique para a venda da motoneta.
Segundo o executivo, a proposta do projeto é oferecer ao cliente um espaço moderno e encantador, com um ambiente charmoso e elegante. “Sempre teremos um barista, pronto para retirar um café”, disse Morawski, ex-CEO da Harley-Davidson no Brasil.
Scooter em alta
Outro fator que motiva a empresa italiana é o momento favorável do segmento de scooter e motoneta. Em 2009 ele representava 18% das motocicletas que vendidas no país e no ano passado saltou para 30%. Morawsk afirmou que o setor assiste à ascensão de um novo cliente, que procura soluções de mobilidade urbana.
“E o scooter é uma boa solução dentre os veículos automotores”, ressaltou, citando cidades europeias como exemplo, onde este tipo de veículo tomou conta das ruas. Ele diz acreditar que nos próximos anos o segmento de scooter e motonetas ultrapassará o de modelos street ou City - hoje liderado pelo Honda CG 160.
Fenômeno mundial surgiu no pós-guerra
A scooter Vespa foi lançada em 1946, na cidade de Pontedera, na Itália, pelo empresário Enrico Piaggio. A ideia dele foi criar um meio de transporte fácil e barato de usar após a Segunda Guerra Mundial.
Ele encomendou o projeto ao engenheiro aeroespecial Corradino D’Ascanio, que revolucionou à época ao colocar o motor na roda traseira, eliminando a correia e óleo. Já para a roda dianteira, o profissional adotou um mecanismo articulado, tal qual um trem de pouso de um avião.
Reza a lenda que ao ver o protótipo Piaggio teria dito: “Bela, parece uma vespa“, referindo-se ao desenho da frente do veículo, com as guias do retrovisor formando duas antenas, similares do inseto.
Outra explicação para o nome estaria relacionado ao som vibrante do motor, que mais parecia a de uma vespa e teria encantando o empresário.
O modelo virou um fenômeno mundial, encantando várias gerações. São mais de 15 milhões de exemplares vendidos.
A Vespa já foi negociada no Brasil nos anos 80, por meio de uma parceria da Piaggio com a fabricante de bicicletas Caloi.
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