A Honda fez no início desta semana o lançamento para a imprensa da nova geração do Civic Si, que volta a ser vendido no Brasil após o fim da produção do modelo na fábrica de Sumaré (SP), em 2011. Desta vez, a versão esportiva chega sob a forma de cupê, e não sedã, com importação do Canadá.
Ele se apresentará pela primeira vez ao consumidor no Salão do Automóvel de São Paulo, que vai de 30 de outubro a 9 de novembro. Neste período, as principais praças do país receberão o lote inicial para a venda, ao preço de R$ 119.900 (a tabela em fevereiro de 2016 já está em R$ 129 mil ).
Mas, até o fim do ano, o Civic Si pouco será visto nas ruas. Para a primeira fase de lançamento, a marca trará apenas 100 unidades, sendo que cada concessionária contemplada terá de um a dois exemplares para o showroom.
VÍDEO: Confira o Civic Si acelerando
Segundo o diretor Comercial da Honda do Brasil, Sérgio Bessa, em primeiro lugar, a ideia é mostrar que o Si está de volta ao mercado, com uma proposta ainda mais esportiva. A marca atenderá os locais onde havia demanda pela geração passada e o proprietário do Si nacional terá preferência na compra - Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Já em 2015, a montadora pretende importar um volume maior de unidades à medida que os concessionários solicitarem, revela Bessa.
Potência
Além da carroceria cupê, há duas diferenças marcantes no novo Si. Enquanto o antigo possuía um motor 2.0, que rendia 192 cv e produzia 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm, o atual trará um propulsor de 2,4 litros, de 206 cv e 23,9 kgfm a 4.400 rpm, sempre associado ao câmbio manual de seis marchas.
A versão renovada traz também um design exclusivo, com duas portas e teto caído, que transmite muito mais esportividade e não se confunde com o Civic sedã, como ocorria anteriormente não era raro ver o Civic comum rodando com um aerofólio proeminente e rodas maiores, disfarçado de Si, empurrado pelo propulsor de 140 cv. Ou seja: desta vez, não há como fazer 'adaptações'.
Visual
O visual do Si cupê remete a outro tipo de veículo. A única semelhança com o irmão sedã está nos faróis afilados. Olhando de frente, salta aos olhos o para-choque com enormes entradas de ar. Já a traseira remete a ainda mais exclusividade, com as imensas lanternas invadindo as laterais do carro. Por outro lado, o aerofólio ganhou dimensões maiores em comparação com o anterior.
O esportivo vem ainda com ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema 'Si' na grade frontal e na tampa do porta-malas.Por dentro, o painel segue o desenho do sedã, com a característica da iluminação na cor vermelha. Porém, há recursos que são únicos ao carro, como um monitor de potência do motor, bancos de tecido com duas cores, partida elétrica, pedaleiras esportivas, manopla do câmbio com detalhes em alumínio e teto solar.
Equipamentos
A lista de equipamentos inclui: direção elétrica; volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade e revestido em couro; rodas de liga leve aro 18" (225/40); controle de estabilidade; diferencial com deslizamento limitado LSD (que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas); sistema VSA (que auxilia na retomada do domínio do veículo nas saídas de traseira ou de frente); central multimídia com tela LCD de 7" sensível ao toque; câmera de ré com três ângulos de visão; entradas auxiliares para USB e HDMI e bluetooth; piloto automático; e airbags frontais, laterais e de cortina.
O modelo, porém, não oferece o trivial GPS, já comum até em modelos mais acessíveis. O Civic Si estará disponível nas cores laranja, branco, vermelho e preto.
O jornalista viajou a convite da Honda
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