Aposentado no Brasil desde maio de 2006, o Volkswagen Santana ainda continua com prestígio no maior mercado mundial, a China. O modelo está entre os dez mais vendidos no país oriental e, por isso, a estreia da nova versão Gran Santana é uma das mais badaladas no Salão de Xangai, que ocorre até o dia 29 de abril.
Apesar da nomenclatura ‘Gran’, trata-se de um hatch baseado no Skoda Rapid Spaceback, com visual traseiro que lembra o de uma perua. A novidade é produzida pela joint-venture Shanghai Volkswagen Automotive e se destaca pelo amplo espaço do interior, graças ao entre-eixos de 2,60 metros.
O Gran Santana adota um motor 1.4 turbo, de 131 cv, aliado ao câmbio manual de 5 marchas ou DSG de 7 velocidades. Assim como o sedã, o novo modelo é destinado ao mercado chinês. No primeiro trimestre deste ano, o Santana emplacou 86 mil unidades na China, quase três vezes mais que o carro mais licenciado no mercado brasileiro no mesmo período – o Fiat Palio, com 32.867 exemplares.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião