A maior feira automotiva do planeta exibe mais de 200 lançamentos e alguns deles já estão com o passaporte carimbado para o Brasil. Nos últimos anos o mercado nacional tornou-se estratégico para as grandes montadoras, que, apesar da crise que o país atravessa, mantêm os planos de investimento e as novidades programadas para estrear em breve. Muitas figuram como estrelas nos estandes do evento alemão. A mostra, que faz rodízio anual com o Salão de Paris, prossegue até o dia 27 de setembro no Messe Frankfurt, um gigantesco parque de exposições que reúne dez pavilhões.
BMW X1
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/119d7b7874a5c0bf3931cc974d3a75b4-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/27ef8d6b4057957785e622d3bd78fb62-gpMedium.jpg)
É a montadora que mais novidades apresenta para o mercado brasileiro em Frankfurt. A marca confirmou a importação do recém-lançado Série 7 para o Brasil e a produção até o início de 2017 do reestilizado Série 3 e da segunda geração do X1 na fábrica de Araquari (SC). O novo X1, no entanto, chega antes, já no próximo ano como importado, estreando o motor 1.5 turboflex, com 3 cilindros.
Audi A4
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/4cbf03fafd2e4d1b7ef35546f0c0f0c9-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/16ead5497e4c1aac8ea6f3cf9ea82b26-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/d85fe0aa42f10b58dae7f681b6aaaa65-gpMedium.jpg)
Para todos os lados que se olha no espaço da Audi é possível visualizar o A4, que na Europa tem o sobrenome de Limousine, e suas variantes S4 (esportiva) e Avant (perua), inclusive pendurado numa parede. A nova geração do carro traz mudanças visuais discretas, porém está maior e mais tecnológico para se distanciar do irmão menor A3 Sedan, que virou um sucesso.
Destaque para o Audi Virtual Cockpit – que estreou no TT e substitui o painel de instrumentos por uma tela LCD de 12,3”. Os motores 1.8 deram lugar ao 2.0 TFSI, com potências que variam de 190 ou 252 cv, associado à caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem S-Tronic. O lançamento no Brasil será em 2016.
VW Tiguan
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/93825e26040d21d2e2d211f459890381-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/b2c453ae72121638ce43ea414ff17849-gpMedium.jpg)
A nova geração do SUV Tiguan é apresentada com pompa pela Volkswagen. A marca confirmou a ida do carro para o Brasil e a boa notícia é que deixará de ser feito na Alemanha para sair diretamente do México, sem a pesada taxa de importação. Isso significa, na teoria, uma redução no preço. Mas, é possível que apenas a versão de 7 lugares seja vendida no país, segundo cogitou o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels. A montadora prevê as vendas no país só a partir de 2017.
Mercedes-Benz GLC e S Cabrio
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/65bdeed3a1d755df3262de9db06a58ba-gpMedium.jpg)
Assim como a BMW, a Mercedes-Benz também não poupou novidades para o Brasil. Da nova família de SUVs estão confirmados o GLE, que chega no início de 2016, e o GLC - antes conhecido como GLK - , que aparecerá alguns meses depois.
Outra estreia é o Classe S Cabrio, primeiro conversível da família em 40 anos, considerado pela marca como a cabriolet mais confortável do mundo. O carro seguirá a tradição do modelo que fez sucesso na década de 1960, mas, é claro, enriquecida com modernas tecnologias. A novidade contará com os sistemas Aircap, de proteção contra o vento, e Airscarf, para aquecimento do pescoço. Ele está programado para entrar no mercado nacional também na primeira metade do ano que vem.
Até a Smart, que integra o grupo Daimler, estuda a importação de ForTwo ou ForFour.
Ford Edge e Ranger
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/8637228d22573f0a20e8722b8ad97c5a-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/3f318de29819573f05d2691b7cdd824d-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/a53fe6009e19863ae54afe6fd1c4ab7f-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/0d0f978f51762a0e1f924023662364e6-gpMedium.jpg)
Apresentado no Salão de Detroit, no início do ano, a nova geração do crossover Edge faz sua estreia para o público europeu. Ele começará a ser importado para o nosso mercado no início de 2016. Terá duas opções de motor 2.0, sempre diesel, que renderão 180 cv ou 210 cv. Até o fim do primeiro trimestre é a vez da nova picape Rager ser lançada no país. Em Frankfurt, ela é mostrada com o bloco já disponível na linha atual, um 3.2 diesel, de 200 cv. Ambos os modelos usam câmbio automático de seis marchas.
Fiat 500
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/11aaf46d9a80f872de32faa45a0eebf8-gpMedium.jpg)
A presença do novo 500 no Brasil ainda é uma incógnita, como também a sua produção local. Para viabilizar preços mais interessantes seria necessário que ele saísse do México, mas há rumores de que a sua produção possa ser restrita à Europa, o que dificultaria o comércio no Brasil devido ao alto preço pago na importação. O 500 reestilizado ganhou faróis e lanternas redesenhadas e luzes diurnas em led, além de detalhes cromados na grade. As luzes de neblina e de ré foram reposicionadas nas extremidades do novo para-choque.
Kia Sportage
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/1d47f1dfcc173ec5c7fcc9955df32722-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/6dede190318506effa153f2ef81e73e9-gpMedium.jpg)
Completamente reformulado, o Kia Sportage debutará a 4.ª geração para os brasileiros em 2016, mas ainda sem uma data definida. O modelo está mais longo do que o antecessor, oferecendo maior espaço interno aos ocupantes, e conta com uma versão com pacote esportivo GT Line. Os faróis deixam de ser integrados com a grade dianteira e são posicionados mais acima.
Jaguar F-Pace
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/e2ffdfa7a1cfe73db1bb6b3949238e50-gpMedium.jpg)
O primeiro utilitário esportivo da marca inglesa estreia no Brasil até julho de 2016, com preço inicial de R$ 300 mil. A valor se refere à versão Ingenium, que adotará o novo motor 2.0 a diesel, de 180 cv e 43,8 kgfm de torque. Já a topo de linha não teve o valor divulgado, apenas que trará sob o capô o propulsor 3.0 V6 a gasolina, de 380 cv e 45,8 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas. A expectativa da marca é reeditar com o F-Pace o mesmo sucesso conquistado pelo Evoque na Land Rover.
MINI Clubman
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/7ac255b8fe79058bc8f8cb025c1cacab-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/4a66100387347e52d115a79712f4071e-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/1aa028a98fab75445a2346e0fc20c5cc-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/09/6848ef65b12e3eb454c5c427a5f4b436-gpMedium.jpg)
A nova geração do MINI Clubman chega ao Brasil até o fim deste ano. Na Europa, o lançamento está previsto para outubro. A estrela da marca britânica na feira tem como principal mudança a adoção de quatro portas, uma vez que o antecessor tinha apenas três com a porta traseira menor e com abertura suicida. O modelo tornou-se o maior modelo da MINI em produção atualmente, superando o Countryman.
O Clubman passa a trazer freio de estacionamento elétrico e regulagem elétrica para os bancos. São três opções de motores: a versão de entrada vem com1.5, de três cilindros e 136 cv, enquanto a S possui o 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros e 192 cv. Há ainda o 2.0, de quatro cilindros a diesel e 150 cv. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.
- Salão de Frankfurt: Audi A3 Sedan nacional chega em outubro por R$ 99.990
- Salão de Frankfurt: Novo BMW X1 terá motor 1.5 turboflex em 2016
- Salão de Frankfurt: Presidente da BMW passa mal durante coletiva em Frankfurt e cai no palco
- Salão de Frankfurt: Volkswagen revela o novo Tiguan, que chega ao Brasil em 2017
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião