A Audi iniciou as vendas do crossover Q3 feito em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. É o segundo modelo da marca alemã saído do Paraná, depois do A3 Sedan,em sua nova fase de produção nacional.
Ele chega às lojas já na linha 2017 e nas versões Attraction, ao preço de R$ 142.990, e Ambiente, por R$ 153.990. Ambas equipadas com o motor 1.4 TFSI (turbo) somente a gasolina, que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque (disponível entre 1.500 e 3.500 giros).
LEIA MAIS: Audi lança nova geração do A4 no Brasil; veja preços e versões
O bloco sobrealimentado é gerenciado pelo câmbio automatizado S-Tronic de seis marchas e dupla embreagem, diferentemente do A3, que traz o 1.4 turboflex e a transmissão automática de seis marchas. A tração no Q3 é apenas dianteira.
O carro faz de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e alcança máximo de 204 km/h. A versão de topo, Ambition, que conta com motor 2.0 turbo a gasolina com opções de 180 cv e 220 cv, será nacionalizada no segundo semestre.
De série, o Q3 Attraction vem com ar-condicionado, bancos em couro sintético, computador de bordo, faróis e limpador de para-brisa automáticos, start/stop (que desliga o motor quando o carro é imobilizado, reativando-o imediatamente quando o motorista alivia o pedal do freio), freio de estacionamento com acionamento elétrico, assistente de partida em aclives, faróis de xenônio, luzes diurnas em led, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista (ausente na versão que vinha importada da Espanha), volante multifuncional, trocas manuais de marcha por meio da alavanca no console ou borboletas atrás do volante, rádio Concert com AUX/Bluetooth, controles de estabilidade e de tração e rodas de liga leve aro 17.
O acabamento Ambiente agrega rodas aro 18, ar-condicionado de duas zonas, espelho interno fotocrômico, retrovisores rebatíveis, controlador de velocidade e sensores de estacionamento traseiros e dianteiros.
O pacote opcional Conforto, por R$ 9.500, inclui abertura e fechamento elétricos do porta-malas, pacote de iluminação e teto solar panorâmico Open Sky.
Audi instala skate elétrico em Q3
Leia a matéria completaLançado em 2011, o Q3 passou por uma renovação em meados do ano passado. Fechou 2015 como líder de vendas no segmento de SUVs premium no Brasil, com 6.097 emplacadas, correspondendo a um terço das vendas da Audi no período.
“O Q3 um modelo muito importante para a nossa estratégia de crescimento a longo prazo no Brasil. A produção nacional reforça nosso compromisso com o país”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.
LEIA MAIS: Audi lança A3 Sedan nacional
Produzido desde março, o SUV inaugurou uma linha de produção completamente nova, com máquinas e robôs, em parceria com a Volkswagen, que já faz no local o Golf, Fox, CrossFox e SpaceFox.
Concorrência
Compare a ficha técnica do Q3 com a dos seus rivais diretos:
Audi Q3 |
Motor | 1.4 turbo a gasolina |
Potência/ torque | 150 cv/ 25 kgfm |
Câmbio | ATM de dupla embreagem (6 M) |
Dimensões | 4,38 m (comprimento) e 2,60 m (entre-eixos) |
Peso | 1.405 kg |
Porta-malas | 460 kg |
Aceleração 0-100 km/h | 8,9 s |
Velocidade máxima | 204 km/h |
Preço | a partir de R$ 143 mil |
BMW X1 |
Motor | 2.0 turboflex |
Potência/ torque | 194 cv/28,6 kgfm |
Câmbio | AT (8 M) |
Dimensões | 4,43 m (C) e 2,67 m (EE) |
Peso | 1.510 kg |
Porta-malas | 505 l |
Aceleração 0-100 km/h | 7,7 s |
Velocidade máxima | 200 km/h |
Preço | R$ 166.950 |
Mercedes-Benz GLA |
Motor | 1.6 turbo |
Potência/ torque | 156 cv/ 25,5 kgfm |
Câmbio | ATM de dupla embreagem (7 M) |
Dimensões | 4,41 m (C) e 2,69 m (EE) |
Peso | 1.455 kg |
Porta-malas | 421 l |
Aceleração 0-100 km/h | 8,8 s |
Velocidade máxima | 215 km/h |
Preço | a partir de R$ 144.900 |
ATM: câmbio automatizado. AT: câmbio automático. |
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião