Não bastasse a sua essência esportiva, o Audi TT agora virou sinônimo também de tecnologia. A terceira geração que chega ao Brasil, além de mais nervosa, com o acréscimo de 19 cv na potência, entrega mais sofisticação.
O modelo estreia o chamado vitual cockpit, que agrega um inovador quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável. Nele, o condutor escolhe o que deseja exibir, de velocímetro e conta-giros em destaque ou no tamanho reduzido a tela de navegação por GPS e informações do sistema multimídia.
FOTOS: Confira as imagens do novo TT
VÍDEO: Veja o clipe de lançamento do modelo
Somam-se ao pacote, os faróis e lanternas inteiramente em led e os controles do sistema de ar-condicionado digital agora integrados às saídas de ar.
“Bullying com o vizinho”
A Audi promete uma campanha agressiva na mídia com a chegada do novo TT. “Isso não é carro, é bullying com o seu vizinho”, diz o provocativo slogan publicitário. A projeção da montadora é vender perto de 500 unidades até o fim deste ano.
Parece pouco pelo estardalhaço anunciado. Mas, o TT é o ícone da empresa e como tal terá o papel de propagar ainda mais a própria marca, que já cresce em números exponenciais. Em 2014, evoluiu 90% nas vendas e até abril contabilizava 35% de crescimento em relação ao quadrimestre do ano passado.
Atualmente, é a montadora premium que mais emplaca no país. “A exposição do TT estimula o desejo pela marca”, diz Herlander Zola, diretor de marketing da empresa.
O futuro da Audi no mercado brasileiro é ainda mais promissor com o início da produção em setembro do A3 Sedan e no primeiro semestre de 2016 do Q3 em São José dos Pinhais. Os dois são os modelos da marca que mais vendem, sendo os responsáveis pelo momento da marca no Brasil.
Sem contar o moderno sistema MMI touch, que permite acessar funções do telefone e de navegação por meio de um botão rotativo/de pressão. É possível escrever letras ou números no painel de controle com o dedo.
Construído sobre a plataforma MQB da Volks, a mesma utilizada pelo Golf 7 e Audi A3, o novo cupê manteve os preços da linha anterior nas duas versões disponíveis: Attraction, a partir de R$ 209.990, e Ambition, por R$ 229.990. Esta última adiciona sistema multimídia mais completo (com GPS), rodas aro 19, para-choques e saias laterais mais encorpadas e faróis full-led (na de entrada são bixenônio).
As variantes Roadster (conversível) e TTS (linha mais esportiva) desembarcam no país no segundo semestre.
O aperfeiçoamento externo da terceira geração inclui uma fina terceira luz de freio em led, que fica sob a borda do defletor traseiro. Na dianteira, a grade foi alargada e posicionada uma pouco abaixo em relação ao modelo anterior. De frente, o ‘fucinho’ parece o do superesportivo R8.
A história do Audi TT
O esportivo surgiu em 1995 e no ano passado estreou a sua terceira geração
Leia a matéria completaO uso de alumínio e aços de alta resistência pela carroceria emagreceu o novo TT em 50 kg, que agora pesa 1.330 kg. O motor 2.0 TFSI (turbo) é o mesmo do antecessor, porém com uma nova calibragem para render 230 cv (o anterior gerava 211 cv). O bloco mais apimentado tem o ótimo tempero da transmissão S-Tronic, automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Na medição de consumo do Inmetro, o cupê recebeu nota A, percorrendo até 12,7 km/l na estrada e 9,9 km/l na cidade.
Equipamentos
A versão Attraction oferece de série volante multifuncional com aletas para troca de marchas, bancos em couro com ajuste elétrico nos dianteiros, ar digital, piloto automático, pedais em alumínio, sensores de luz, chuva e estacionamento traseiro, start-stop, airbags laterais, faróis bixenônio com ajuste automático de altura, sistema de som com nove alto-falantes e rodas aro 18.
A Ambition inclui o rádio MMI plus com navegação e comando de voz, DVD/Player e disco rígido com memória interna de 10 GB, além dos itens já citados no início do texto.
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