A Audi começa a distribuir para as concessionárias a nova geração do utilitário esportivo de luxo Q7. Equipado com motor 3.0 V6 TFSI e em versão de acabamento única, a Ambition, o modelo custa a partir de R$ 399.990. Se receber todos os opcionais, como a terceira fila de bancos, o preço chega a R$ 489.490. Neste segmento, o Q7 enfrenta o BMW X5, Volkswagen Touareg e Porsche Cayene.
De acordo com a Audi, o carro foi totalmente reprojetado, o que reduziu ligeiramente suas dimensões exteriores, mas o espaço interno foi ampliado. O utilitário chega equipado com tração integral permanente quattro, transmissão automática Tiptronic de oito marchas e com o novo motor V6 3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível, que gera 333 cv de potência e torque máximo de 44,9 kgm disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. Isto faz com que o utilitário acelere de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e alcance a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Além do tradicional luxo da marca alemã, há muitas novidades internas também, com destaque para o painel de instrumentos 100% digital. Chamado pela marca de Audi Virtual Cockpit, a tela de 12,3 polegadas tem 1.440 x 540 pixels de resolução e exibe imagens em alta definição e com extrema nitidez. O modelo também incorpora um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa.
Opcionais de luxo
Caso o consumidor queira aumentar a capacidade total do Q7 para sete passageiros bem instalados, poderá solicitar a terceira fila de assentos que custa R$ 20 mil. Já o pacote tecnológico custa R$ 32 mil e a Audi o define como direção nas quatro rodas.
Trata-se de um sistema onde o eixo traseiro recebe um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que viram as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação.
Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta. Assim, o carro fica muito mais ágil e o raio de curva um metro menor, o que é claramente percebido pelo motorista ao manobrar e estacionar. Além de aumentar a estabilidade em curvas. O pacote ainda oferece faróis full led e câmera de visão noturna.
A suspensão a ar autoajustável é outro opcional oferecido por R$ 30 mil. Ela eleva ou rebaixa a carroceria em seis níveis e ajuda a percorrer melhor trechos de terra (adicionando 60 milímetros de altura), ou a carregar o porta-malas (tirando 55 mm do eixo traseiro). E por R$ 7.500, o Q7 ganha o pacote Side Assist, que indica carros no ponto cego, antecipa tráfego no corredor e ajuda a sair do estacionamento de ré, sinalizando diante da possibilidade de impacto traseiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast