O A4 já foi o principal produto da Audi no mercado brasileiro. Mas, a chegada do A3 Sedan mudou o foco do consumidor premium da marca, que acabou levando o três volumes menor - produzido em São José dos Pinhais - ao topo do pódio de vendas no catálogo da montadora.
Agora, totalmente renovado, o A4 busca brilhar novamente. A nona geração do carro estreou no fim do ano passado na Europa sobre a nova plataforma MLB, chamada de EVO, que entrega uma estrutura em alumínio, composta de materiais leves e ao mesmo tempo bastante rígidos, que deixaram o modelo 110 kg mais leve que a linha anterior.
LEIA MAIS: Audi A4 entrega design e tecnologia de tirar o fôlego
O sedã também está com um porte superior, ganhou mais espaço e ainda um melhor isolamento acústico.
Inicialmente, ele está disponível em três versões, com preços a partir de R$ 159.990. Uma delas é a Launch Edition (Edição de Lançamento), limitada a 500 unidades. No Brasil, a marca alemã substituiu o motor 1.8 pelo conhecido 2.0 turbo, que rende 192 cv e 32,6 kgfm de torque. O A4 vem com a nova geração do câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, agora banhada a óleo - o que significa mais suavidade nas trocas, não apresentando tantos delays, e menos ruído.
LEIA MAIS: Itens de série de cada versão do A4
O conjunto leva o carro de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e, segundo a Audi, crava um consumo médio de 14 km/l em ciclo rodoviário, índice que garantiria uma nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inemtro.
Na cabine, o destaque é o belo painel Audi Virtual Cockpit, formado por três telas: a da central multimídia, a do ar digital e a do quadro de instrumentos, que estreou na geração mais recente do Audi TT.
Do TT veio ainda a inspiração para o volante de três raios, com a diferença de trazer a base reta) e para as saídas de ar, que estendem por quase todo o painel. Com a nova plataforma, o espaço para os ocupantes foi ampliado. São 4,72 metros de comprimento (2,5 cm a mais que o antecessor), 2,82 m de distância entre-eixos (1,2 cm a mais) e 1,84 metro de largura (1,6 cm a mais). A altura permaneceu a mesma (1,42 m).
Por enquanto, apenas o sedã estará nas concessionárias. A marca já confirmou para o segundo semestre a opção Avant (perua), com o mesmo motor 2.0 (192 cv) e também a versão Ambition do sedã com motor mais potente: 2.0 de 255 cv e 37,7 kgfm e tração integral, do tipo quattro. A configuração mais completa trará o piloto automático adaptativo (que freia e acelera o veículo automaticamente conforme o ritmo do trânsito à frente).
O novo A4 terá pela frente rivais como Mercedes Classe C (a partir de R$ 144.900), BMW Série 3 (aR$ 163.950) e Jaguar XE (R$ 177.160).
O que ele traz
Confira os preços e versões do novo Audi A4:
Attraction
R$ 159.990
Partida do motor por botão, faróis bixenônio com luzes diurnas em led, rodas de liga aro 17″, bancos em couro, sensores de chuva e luminosidade, assistente de partida em rampas, sistema multimídia e sensor de ré.
Launch Edition
R$ 172.990
Adiciona faróis full led, painel de instrumentos com Virtual Cockpit de 12,3”, conexão Android Auto e Apple CarPlay, bancos esportivos e retrovisores externos rebatíveis.
Ambiente
R$ 182.990
Agrega rodas de liga aro 18, acabamento Audi Sport, navegador por GPS e pacote de luz para climatização interna.
Opcionais: câmera de ré, detector de pedestres, projeção de informações no para-brisa (head-up display), sistema de som Bang & Olufsen e teto solar elétrico.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast