Foi-se o tempo em que a chave de um carro era usada apenas para dar a partida ou travar e destravar as portas. Hoje ela é incorpora inúmeras funções, como por exemplo, ligar o motor e acionar o ar-condicionado à distância.
A BMW conseguiu ir além e lança no Brasil a nova e tecnológica sexta geração do Série 7, seu sedã de alto luxo que tem como um dos seus principais atributos a Display Key, uma chave inteligente equipada com um pequeno visor de LCD colorido capaz de acender e apagar as luzes internas, erguer ou recolher os vidros laterais, acessar diversas informações sobre o veículo, como volume do combustível, localização e autonomia.
“A chave mais parece um iPhone”, diz Helder Boa Vida, novo presidente e CEO da BMW do Brasil. O nível de sofisticação é tamanho que ela avisa até da necessidade de reparos, como se o freio apresentar problemas, ou o nível de óleo estiver baixo. Ícones amarelos surgem na telinha alertando o motorista.
Na Europa, é possível também fazer o carro estacionar sozinho sob o comando da chave, com o motorista do lado de fora. Pena que a tecnologia está indisponível por aqui - segundo a marca, ela ainda passa por homologação e também necessita de uma definição da legislação para o seu uso.
Carro de patrão
A chave é apenas mais um dos mimos que esse automóvel oferece para quem é literalmente ‘patrão’. O modelo tem como público alvo executivos e empresários endinheirados que costumam ter um motorista para acelerar essa ‘barca’ com mais de 5 metros de comprimento. O preço já diz tudo: são R$ 709.950 pela versão 750 Li M Sport, a única que estará à venda no mercado brasileiro a partir de junho.
A projeção da marca é emplacar ainda neste ano 50 unidades. Parece pouco, mas multiplicada ao valor do modelo chegaremos a uma pequena fortuna de R$ 35,5 milhões - a Chevrolet precisaria vender quase 1 mil unidades do Onix (o campeão de emplacamentos no país) para chegar ao mesmo valor.
“Esse é o carro que a BMW mais colocou seus conhecimentos de tecnologia, mecânica, luxo e sofisticação”, diz Emilio Paganoni, gerente de Treinamento de Produto da BMW do Brasil.
O aparato tecnológico é tão extenso que são necessários no mínimo 4 horas para realizar a entrega técnica do veículo. Como complemento à chave, o dono do carro tem ainda um pequeno tablet que ele poderá manusear confortavelmente no banco traseiro ou mesmo fora do veículo.
Nele, é possível comandar o computador de bordo, ajustar o ar-condicionado, rebater o banco da frente transformando o de trás numa espécie de poltrona de primeira classe dos aviões, com direito a apoio de pés, conectar à internet e gerenciar vários níveis de massagens nos assentos. Há ainda mesa retrátil e geladeira à disposição dos ocupantes.
O teto solar panorâmico Sky Lounge altera de luminosidade entre seis cores e pode reproduzir um céu estrelado com 15 mil pontos. Luzes em led espalhados por toda a cabine e o pacote Ambient Air, que libera fragrâncias e até umidade no interior, valorizando o bem-estar a bordo.
Para complementar o nível de comodidade, o sistema multimídia no painel central pode ser também operado por reconhecimento de gestos.
Copiloto
Tá boquiaberto com tanto sofisticação? Pois ela não para por aí. Há uma infinidade de auxílio à condução. É o caso do sistema Night Vision (visão noturna), que projeta no para-brisa objetos à frente num raio de 600 metros, como carros vindos em direção contrária ou parados no meio da via em um congestionamento, ou até mesmo pessoas ou animais na pista e acostamento.
Já o Surround View é um conjunto de câmeras e sensores que permitem a visualização em efeito 3D de todo o entorno do veículo, facilitando manobras e prevenindo colisões. O pacote de segurança é reforçado pelo controle de cruzeiro adaptativo, que freia, para e acelera automaticamente o veículo conforme o ritmo do trânsito à frente.
A suspensão ativa pneumática tem ajuste automático a partir da leitura do solo, enquanto a inédita tecnologia Active Air Stream é capaz de controlar a abertura e fechamento das aletas dos defletores de ar, melhorando a aerodinâmica e reduzindo a emissão de poluentes.
Para desfrutar de todo esse tratamento VIP, uma faixa de luz é projetada no chão para iluminar a saída ou entrada dos passageiros.
Motor biturbo
Se o ‘patrão’ vai no banco de trás usufruindo de todas as regalias, cabe ao motorista a parte mais divertida para quem curte acelerar. O motor 4.4 V8 biturbo rende 450 cavalos, gerenciado pelo câmbio automático de oito velocidades.
A apresentação do carro foi estática, por isso não pudemos apreciar o comportamento dinâmico. Mas, é possível imaginar o que ele é capaz de fazer. Sua estrutura em alumínio utiliza um revestimento de carbono, que além de reforçar a segurança também o deixa mais leve, com cerca de 1.800 quilos. Isso, certamente refletirá no desempenho. Dados da marca apontam para uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e a uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A roupagem esportiva M dá visual externo mais arrojado, com saias laterais e rodas de 20 polegadas. Os faróis são em full led adaptativo e com assistência de farol alto. O porta-malas leva até 515 litros de bagagem. Esse é o maior modelo já produzido em série pela BMW, com 5,24 metros de comprimento, 2,17 m de largura, 1,48 m de altura e 3,21 m de entre-eixos.
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