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A maioria dos consumidores de um utilitário esportivo não considera o consumo de combustível como um dos principais fatores de compra. Mesmo porque, não é o ponto forte neste tipo de segmento. Recentemente, o Inmetro divulgou a atualização 2016 do seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). E nenhum SUV recebeu o selo Conpet nas medições, que carimba o modelo com um alto grau de eficiência energética.

Considerando os dez utilitários mais bem emplacados neste ano, ninguém alcançou nota melhor que ‘C’ no ranking geral (a escala vai de ‘A’ a ‘E’). Quem fez menos feio neste quesito foi o Honda HR-V, justamente o líder de vendas no segmento. E a versão com câmbio CVT do modelo obteve a melhor média do que a manual.

Entre os mais beberrões do top 10 está o Hyundai Tucson. O consumo médio do SUV fabricado em Goiânia é similar ao de superesportivos.

A Chevrolet estreou na avaliação do Inmetro, no entanto o Tracker foi o único SUV entre os mais vendidos a não ser testado.

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Os dados divulgados pelo Inmetro leva em conta as condições normais de utilização do veículo na cidade e na estrada. Porém, o instituto informa que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo do modo de uso.

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Se você está pensando em colocar um utilitário na garagem e, em tempos de crise econômica faz questão de incluir o gasto com combustível no orçamento mensal, dê uma olhada nos modelos mais econômicos do segmento.

1º HONDA HR-V

Média de emplacamentos/mês: 5.124 (1º)

Motor 1.8 (139/ 140 cv)

Câmbio manual de 6 marchas

LX : R$ 78.800

Cidade: 6,7/ 10,0 km/l. Estrada: 8,6/ 12,5 km/l (etanol/ gasolina)

Câmbio CVT

LX: R$ 84.900. EX: R$ 90.600. EXL: 99.200

Cidade: 7,1/ 10,5 km/l. Estrada: 8,5/ 12,1 km/l (e/g)

2º PEUGEOT 2008

Média de emplacamentos/mês: 844 (7º)

Motor 1.6 (115/ 122 cv)

Câmbio manual de 5 marchas

Allure: R$ 69.290. Griffe: R$ 73.390

Cidade: 7,3/ 10,2 km/l. Estrada: 8,2/ 11,6 km/l (e/g)

Automático de 4 marchas

Allure: R$ 72.290. Griffe: R$ 77.090

Cidade: 6,8/ 9,4 km/l. Estrada: 7,9/ 11,0 (e/g)

Motor 1.6 THP (165/ 173 cv)

Automático de 6 marchas

Griffe: R$ 81.690

Cidade: 7,1/ 10,7 km/l. Estrada: 8,5/ 12,4 km/l (e/g)

3º FORD ECOSPORT

Média de emplacamentos/mês: 2.091 (3º)

Motor 1.6 (110/ 115 cv )

Manual de 5 marchas

SE: R$ 68.490. Freestyle: R$ 75.690

Cidade: 7,0/ 10,2 km/l. Estrada: 8,2/ 11,8 km/l (e/g)

Motor 1.6 (126/ 131 cv )

Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem

SE Direct Powershift: R$ 68.690. SE Powershift: R$ 74.490. Freestyle Powershift: R$ 80.690. Freestyle Plus Powershift: R$ 84.690

Cidade: 7,2/ 10,1 km/l. Estrada:8,3/ 12,1 km/l (e/g)

Motor 2.0 (141/ 147 cv)

Manual de 6 marchas 4x4

Freestyle: R$ 86.390

Cidade:5,7/ 8,6 km/l. Estrada:7,0/ 10,3 km/l (e/g)

Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem

Titanium Powershift: R$ 90.390

Cidade: 6,6/ 9,7 km/l. Estrada:8,0/ 11,5 km/l (e/g)

4º JEEP RENEGADE

Média de emplacamentos/mês: 4.321 (2º)

Motor 1.8 (130/ 132 cv)

Manual de 5 marchas

Sport: R$ 76.290.

Cidade: 6,7/ 9,6 km/l. Estrada: 7,4/ 10,7 km/l (e/g)

Motor 2.0 (170 cv) diesel

Automático 9 marchas

Sport 4x4: R$ 109.990. Longitude 4x4: R$ 119.990. Trailhawk 4x4: R$ 127.990

Cidade: 9,4 km/l. Estrada: 11,5 km/l

*As versões 1.8 com câmbio automático de 6 marchas (Sport: R$ 83.290. Longitude: R$ 90.490) não tiveram medições do Inmetro.

5º MITSUBISHI ASX

Média de emplacamentos/mês: 402 (11º)

Motor 2.0 (160 cv) gasolina

Manual 5 marchas

Entrada:R$ 97.990

Cidade: 8,7 km/l. Estrada: 10,3 km/l

Manual 5 marchas 4x4

Outdoor: R$ 102.990

Cidade: 7,6 km/l. Estrada: 8,9 km/l

Câmbio CVT 4x2

Entrada: R$ 103.990. Outdoor: R$ 107.990

Cidade: 9,4 km/l. Estrada: 10,7 km/l

Câmbio CVT 4x4

Outdoor: R$ 117.990

Cidade: 9,5 km/l. Estrada: 10,4 km/l

6º MITSUBISHI NEW OUTLANDER

Média de emplacamentos/mês: 474 (10º)

Motor 2.0 (160 cv) gasolina

Câmbio CVT

R$ 131.990

Cidade: 9,3 km/l. Estrada: 10,1 km/l

Motor 3.0 V6 (240 cv) gasolina

Automático 6 marchas

GT 4x4: R$ 160.990

Cidade: 6,9 km/l. Estrada: 8,4 km/l.

Motor 2.2 (165 cv) diesel

Automático 6 marchas

R$ 193.990

Cidade: 11,0 km/l. Estrada: 13,4 km/l

7º RENAULT DUSTER

Média de emplacamentos/mês: 1.790 (4º)

Motor 1.6 (110/ 115 cv)

Manual de 5 marchas

Expression: R$ 66.490. Dynamique: R$ 72.580

Cidade: 6,6/ 9,5 km/l. Estrada: 7,4/ 10,7 km/l (e/g)

Motor 2.0 (143/ 148 cv)

Manual de 6 marchas

Dynamique: R$ 81.800.

Cidade: 6,4/ 9,0 km/l. Estrada: 7,4/ 10,8 km/l (e/g)

Manual de 6 marchas 4x4

Dynamique: R$ 87.250

Cidade: 6,2/ 9,1 km/l. Estrada: 7,1/ 10,3 km/l (e/g)

Automático 4 marchas

Dynamique: R$ 85.150

Cidade: 5,6/ 8,1 km/l. Estrada: 7,0/ 10,1 km/l (e/g)

8º Toyota SW4

Média de emplacamentos/mês: 752 (9º)

Malagrine/Divulgação

Motor 4.0 (238 cv) gasolina

Automático 6 marchas

SRX 7L 4x4: R$ 209.100

Cidade: 6,0 km/l. Estrada: 7,6 km/l

Motor 2.8 (177 cv) diesel

Automático 6 marchas

SRX 5L 4x4: R$ 224.400. Estrada: SRX 7L 4x4: R$ 229.500

Cidade: 9,0 km/l. Estrada: 10,5 km/l

9º HYUNDAI IX35

Média de emplacamentos/mês: 780 (8º)

Motor 2.0 (157/ 167 cv)

Automático 6 marchas

GLS base: R$ 99.990. GLS intermediário: R$ 105.990. GLS Top: R$ 129.990

Cidade: 6,1/ 8,8 km/l. Estrada: 7,3/ 10,5 km/l (e/g)

10º HYUNDAI TUCSON

Média de emplacamentos/mês: 881 (6º)

Motor 2.0 (142/ 146 cv)

Automático 4 marchas

GLS Base: R$ 66.900. GLS Top: 69.900

Cidade: 5,0/ 7,1 km/l. Estrada: 5,9/ 8,3 km/l (e/g)

CHEVROLET TRACKER

Média de emplacamentos/mês: 950 (5º)

Motor 1.8 (140/ 144 cv)

Automático 5 marchas

LT: R$ 77.790. LTZ: R$ 87.290

*Não testado pelo Inmetro

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