A maioria dos consumidores de um utilitário esportivo não considera o consumo de combustível como um dos principais fatores de compra. Mesmo porque, não é o ponto forte neste tipo de segmento. Recentemente, o Inmetro divulgou a atualização 2016 do seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). E nenhum SUV recebeu o selo Conpet nas medições, que carimba o modelo com um alto grau de eficiência energética.
- Fusca gigante 1959 feito com chassi de picape faz sucesso na internet; veja as fotos
- Nissan confirma lançamento do novo Sentra em comercial da Olimpíada Rio 2016
- Renault Alaskan e novo Fluence estreiam em 2016 na Europa a caminho do Brasil
- Nova geração do Cruze, com motor 1.4 turbo, terá consumo de carro ‘popular’
Considerando os dez utilitários mais bem emplacados neste ano, ninguém alcançou nota melhor que ‘C’ no ranking geral (a escala vai de ‘A’ a ‘E’). Quem fez menos feio neste quesito foi o Honda HR-V, justamente o líder de vendas no segmento. E a versão com câmbio CVT do modelo obteve a melhor média do que a manual.
Entre os mais beberrões do top 10 está o Hyundai Tucson. O consumo médio do SUV fabricado em Goiânia é similar ao de superesportivos.
A Chevrolet estreou na avaliação do Inmetro, no entanto o Tracker foi o único SUV entre os mais vendidos a não ser testado.
LEIA MAIS: Inmetro atualiza ranking de consumo; confira os carros mais econômicos
Os dados divulgados pelo Inmetro leva em conta as condições normais de utilização do veículo na cidade e na estrada. Porém, o instituto informa que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo do modo de uso.
Se você está pensando em colocar um utilitário na garagem e, em tempos de crise econômica faz questão de incluir o gasto com combustível no orçamento mensal, dê uma olhada nos modelos mais econômicos do segmento.
1º HONDA HR-V
Motor 1.8 (139/ 140 cv)
Câmbio manual de 6 marchas
LX : R$ 78.800
Cidade: 6,7/ 10,0 km/l. Estrada: 8,6/ 12,5 km/l (etanol/ gasolina)
Câmbio CVT
LX: R$ 84.900. EX: R$ 90.600. EXL: 99.200
Cidade: 7,1/ 10,5 km/l. Estrada: 8,5/ 12,1 km/l (e/g)
2º PEUGEOT 2008
Motor 1.6 (115/ 122 cv)
Câmbio manual de 5 marchas
Allure: R$ 69.290. Griffe: R$ 73.390
Cidade: 7,3/ 10,2 km/l. Estrada: 8,2/ 11,6 km/l (e/g)
Automático de 4 marchas
Allure: R$ 72.290. Griffe: R$ 77.090
Cidade: 6,8/ 9,4 km/l. Estrada: 7,9/ 11,0 (e/g)
Motor 1.6 THP (165/ 173 cv)
Automático de 6 marchas
Griffe: R$ 81.690
Cidade: 7,1/ 10,7 km/l. Estrada: 8,5/ 12,4 km/l (e/g)
3º FORD ECOSPORT
Motor 1.6 (110/ 115 cv )
Manual de 5 marchas
SE: R$ 68.490. Freestyle: R$ 75.690
Cidade: 7,0/ 10,2 km/l. Estrada: 8,2/ 11,8 km/l (e/g)
Motor 1.6 (126/ 131 cv )
Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
SE Direct Powershift: R$ 68.690. SE Powershift: R$ 74.490. Freestyle Powershift: R$ 80.690. Freestyle Plus Powershift: R$ 84.690
Cidade: 7,2/ 10,1 km/l. Estrada:8,3/ 12,1 km/l (e/g)
Motor 2.0 (141/ 147 cv)
Manual de 6 marchas 4x4
Freestyle: R$ 86.390
Cidade:5,7/ 8,6 km/l. Estrada:7,0/ 10,3 km/l (e/g)
Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem
Titanium Powershift: R$ 90.390
Cidade: 6,6/ 9,7 km/l. Estrada:8,0/ 11,5 km/l (e/g)
4º JEEP RENEGADE
Motor 1.8 (130/ 132 cv)
Manual de 5 marchas
Sport: R$ 76.290.
Cidade: 6,7/ 9,6 km/l. Estrada: 7,4/ 10,7 km/l (e/g)
Motor 2.0 (170 cv) diesel
Automático 9 marchas
Sport 4x4: R$ 109.990. Longitude 4x4: R$ 119.990. Trailhawk 4x4: R$ 127.990
Cidade: 9,4 km/l. Estrada: 11,5 km/l
*As versões 1.8 com câmbio automático de 6 marchas (Sport: R$ 83.290. Longitude: R$ 90.490) não tiveram medições do Inmetro.
5º MITSUBISHI ASX
Motor 2.0 (160 cv) gasolina
Manual 5 marchas
Entrada:R$ 97.990
Cidade: 8,7 km/l. Estrada: 10,3 km/l
Manual 5 marchas 4x4
Outdoor: R$ 102.990
Cidade: 7,6 km/l. Estrada: 8,9 km/l
Câmbio CVT 4x2
Entrada: R$ 103.990. Outdoor: R$ 107.990
Cidade: 9,4 km/l. Estrada: 10,7 km/l
Câmbio CVT 4x4
Outdoor: R$ 117.990
Cidade: 9,5 km/l. Estrada: 10,4 km/l
6º MITSUBISHI NEW OUTLANDER
Motor 2.0 (160 cv) gasolina
Câmbio CVT
R$ 131.990
Cidade: 9,3 km/l. Estrada: 10,1 km/l
Motor 3.0 V6 (240 cv) gasolina
Automático 6 marchas
GT 4x4: R$ 160.990
Cidade: 6,9 km/l. Estrada: 8,4 km/l.
Motor 2.2 (165 cv) diesel
Automático 6 marchas
R$ 193.990
Cidade: 11,0 km/l. Estrada: 13,4 km/l
7º RENAULT DUSTER
Motor 1.6 (110/ 115 cv)
Manual de 5 marchas
Expression: R$ 66.490. Dynamique: R$ 72.580
Cidade: 6,6/ 9,5 km/l. Estrada: 7,4/ 10,7 km/l (e/g)
Motor 2.0 (143/ 148 cv)
Manual de 6 marchas
Dynamique: R$ 81.800.
Cidade: 6,4/ 9,0 km/l. Estrada: 7,4/ 10,8 km/l (e/g)
Manual de 6 marchas 4x4
Dynamique: R$ 87.250
Cidade: 6,2/ 9,1 km/l. Estrada: 7,1/ 10,3 km/l (e/g)
Automático 4 marchas
Dynamique: R$ 85.150
Cidade: 5,6/ 8,1 km/l. Estrada: 7,0/ 10,1 km/l (e/g)
8º Toyota SW4
Motor 4.0 (238 cv) gasolina
Automático 6 marchas
SRX 7L 4x4: R$ 209.100
Cidade: 6,0 km/l. Estrada: 7,6 km/l
Motor 2.8 (177 cv) diesel
Automático 6 marchas
SRX 5L 4x4: R$ 224.400. Estrada: SRX 7L 4x4: R$ 229.500
Cidade: 9,0 km/l. Estrada: 10,5 km/l
9º HYUNDAI IX35
Motor 2.0 (157/ 167 cv)
Automático 6 marchas
GLS base: R$ 99.990. GLS intermediário: R$ 105.990. GLS Top: R$ 129.990
Cidade: 6,1/ 8,8 km/l. Estrada: 7,3/ 10,5 km/l (e/g)
10º HYUNDAI TUCSON
Motor 2.0 (142/ 146 cv)
Automático 4 marchas
GLS Base: R$ 66.900. GLS Top: 69.900
Cidade: 5,0/ 7,1 km/l. Estrada: 5,9/ 8,3 km/l (e/g)
CHEVROLET TRACKER
Motor 1.8 (140/ 144 cv)
Automático 5 marchas
LT: R$ 77.790. LTZ: R$ 87.290
*Não testado pelo Inmetro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião