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Beber e dirigir se tornou um problema de saúde pública no país. Além das vítimas fatais (cerca de 30 mil por ano), existe uma legião de sobreviventes que vão carregar para o resto da vida seqüelas causadas pelos acidentes. Para tentar reverter esse quadro, anualmente são lançadas várias campanhas de conscientização no trânsito.

Uma das mais conhecidas foi desenvolvida em Curitiba pela Unimed, operadora de planos de saúde. Sob o lema "Se beber, não dirija", o projeto contou com o envolvimento dos veículos de comunicação da capital, governo municipal e estadual, Detran-PR e a Polícia Militar, estendendo-se também para o litoral paranaense em datas festivas como Carnaval e Fim de Ano. Entre as diversas ações estão as blitzes educativas que ocorrem nas saídas para as praias. Nesses locais, a partir desta sexta-feira, serão distribuídos folderes e porta-latas informativos.

Segundo Márcia Krempel, coordenadora do Programa Trânsito Saudável, a figura no marido prepotente, que enche a cara e mesmo assim acha que é o dono da situação, está cada vez mais rara. "As pessoas estão passando a vez (a chave) quando bebem", destaca.

Nos balneários de Matinhos, Caiobá e Guaratuba o governo do estado, em parceria com o Detran-PR, organizará blitzes noturnas, entregando kits educativos nas ruas e bares. A ação integra a campanha "Verão inesquecível é você quem faz."

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