Beber e dirigir se tornou um problema de saúde pública no país. Além das vítimas fatais (cerca de 30 mil por ano), existe uma legião de sobreviventes que vão carregar para o resto da vida seqüelas causadas pelos acidentes. Para tentar reverter esse quadro, anualmente são lançadas várias campanhas de conscientização no trânsito.

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Uma das mais conhecidas foi desenvolvida em Curitiba pela Unimed, operadora de planos de saúde. Sob o lema "Se beber, não dirija", o projeto contou com o envolvimento dos veículos de comunicação da capital, governo municipal e estadual, Detran-PR e a Polícia Militar, estendendo-se também para o litoral paranaense em datas festivas como Carnaval e Fim de Ano. Entre as diversas ações estão as blitzes educativas que ocorrem nas saídas para as praias. Nesses locais, a partir desta sexta-feira, serão distribuídos folderes e porta-latas informativos.

Segundo Márcia Krempel, coordenadora do Programa Trânsito Saudável, a figura no marido prepotente, que enche a cara e mesmo assim acha que é o dono da situação, está cada vez mais rara. "As pessoas estão passando a vez (a chave) quando bebem", destaca.

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Nos balneários de Matinhos, Caiobá e Guaratuba o governo do estado, em parceria com o Detran-PR, organizará blitzes noturnas, entregando kits educativos nas ruas e bares. A ação integra a campanha "Verão inesquecível é você quem faz."