Itapira (SP) O Mercedes-Benz Classe R chega ao mercado brasileiro com a missão de ser uma opção para quem busca um modelo exclusivo e familiar, mas com desempenho de esportivo. O visual do modelo, inclusive, busca passar essas características. O crossover possui linhas fluídas e alongadas. Na frente, os destaques ficam por conta dos faróis com desenho irregular e a grade do radiador, que traz duas lâminas divisórias horizontais. Na parte inferior do pára-choques frontal, o veículo traz uma grande entrada de ar para refrigeração do motor.
De perfil, o carro passa uma sensação de fluidez. Chama a atenção o caimento do teto a partir da segunda coluna e os frisos, que vão de ponta a ponta, e que garantem uma sensação de alongamento do carro. Na traseira, destaque para a grande área envidraçada, para as lanternas que se prolongam pelas laterais e para a dupla saída de escape.
A Mercedes-Benz também se preocupou em projetar um interior diferente para o Classe R. Graças aos seus 4,93 metros de comprimento na versão curta e 5,15 metros na alongada, foi possível criar um ambiente capaz de levar até seis passageiros com espaço de sobra para cada um deles. Mesmo na versão curta, todos os assentos têm uma ampla área para as pernas. Mas chegar a um dos bancos da terceira fileira exige um certo contorcionismo, apesar do assento da frente correr.
Com todos os bancos ocupados, o porta-malas comporta 225 litros de bagagem (versão curta) e 295 litros (longa). Entretanto, com os quatro assentos traseiros dobrados, a capacidade de carga aumenta para 1.931 litros e 2.366 litros, respectivamente nas versões curta e longa. Na hora de carregar e descarregar, um conforto extra. A porta traseira, de proporções generosas, fecha quase "sozinha". Na hora de abrir, basta puxar a maçaneta que a porta sobe e, para fechar, há um um botão que a baixa automaticamente.
A Mercedes-Benz também não economizou na hora de definir o acabamento e o nível de equipamentos para o Classe R que virá com um pacote "Sport". Assim, o painel e portas trazem detalhes em alumínio em meio à profusão de couro. Já a lista de itens de conveniência inclui conjunto elétrico; direção elétrica; piloto automático; computador de bordo; rádio com CD e disqueteira; ar-condicionado digital, que proporciona três zonas diferentes de temperatura na cabine; air-bags, frontais, laterais e nas janelas; volante em couro com teclas multifunções (inclusive de som e telefone celular).
Para garantir dirigibilidade e segurança, o Classe R vem com sistema de tração nas quatro rodas 4EST, controlado eletronicamente. Segundo a Mercedes-Benz, esse sistema normalmente divide a força da tração meio a meio para cada eixo, mas pode chegar a 100% em apenas uma roda, se as outras perderem a aderência. Além disso, há faróis de xenônio direcionais, ABS, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e suspensão a ar Airmatic (que pode ser elevada ou abaixada manualmente).
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião