Todo feriadão é a mesma história. Jornais e sites publicam matérias sobre os cuidados com o carro e também ao volante para evitar que a diversão fique pelo caminho. E apesar de todos os alertas, é comum ver veículos parados à beira da estrada por problemas mecânicos ou até pior, acidentados.
Um levantamento feito pela SulAmérica Auto revela que, em 2016, houve um aumento de 31% nos casos de acionamento da assistência 24h neste período do ano, principalmente na sexta-feira que antecede o feriado e na quarta-feira de cinzas.
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Por isso, por mais que pareçam óbvias, nunca é demais passar o olho em algumas dicas importantes que podem ajudar a não entrar nas estatísticas das rodovias. O carnaval costuma encher as estradas e aumentar o número de problemas envolvendo veículos.
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Se você programou curtir a folia, ou escapar dela, longe da sua cidade e motorizado, reserve alguns minutos para ler com atenção dez dicas essenciais para evitar dores de cabeça.
1. Não vacile no documento
Parece básico, mas tem muita gente que segue viagem com documento pendente. Há quem arrisque e volte ileso para casa, mas a dor de cabeça se o policial rodoviário te pegar com documento do carro ou habilitação vencidos é grande. Não vacile.
Recomenda-se também que se tenha os telefones das concessionárias de rodovias e telefones de emergências das vias que for trafegar.
2. Cheque o fluido de freio e pastilhas
Dê uma checada no fluido de freio antes de viajar. Ele é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas e também absorve a umidade do ambiente. Isto é, a troca é necessária pois o excesso de água pode impedir o bom funcionamento do sistema.
Duas maneiras de perceber que os freios não estão bons são: ao acioná-lo, o volante e veículo apresentam vibração e a altura do freio de mão está muito acima do banco. Verifique o nível a cada 30 dias e o substitua a cada 10 mil ou no período de 1 ano.
Confira a condição das pastilhas e dos discos de freio, principalmente se for para o litoral ou áreas de serras e curvas sinuosas.
3. Alinhamento dos pneus e balanceamento
Os pneus devem sempre ser alinhados, para que o contato com o solo seja uniforme e garanta condições adequadas de dirigibilidade
Os sintomas que indicam a falta de alinhamento são os pneus “cantando” nas curvas ou em manobras de mudança de direção e também quando o veículo puxa muito para um lado.
Já o balanceamento do carro mantem equilibrados os conjuntos de rodas e pneus, garantindo assim a estabilidade do veículo, além de prolongar a vida útil dos pneus e itens de suspensão. Vibrações frequentes no automóvel indicam a necessidade do balanceamento.
Para chegar ao destino sem contratempos, é essencial realizar a manutenção preventiva do veículo e sempre adotar uma postura responsável ao volante. Planejar a viagem com antecedência, a tempo de checar a segurança do carro, o trajeto que será realizado, os pontos de parada para abastecimento e descanso e as condições do clima e da estrada, pode fazer a diferença.
4. Óleo do motor é exigido em congestionamento
Deve-se ficar atento ao óleo do motor se o carro circula com frequência em congestionamento. A temperatura do motor aumenta devido a pouca circulação do ar. Assim, a tendência é o maior consumo do fluido.
O proprietário deve sempre olhar o manual do veículo, que explica as condições de troca do óleo de acordo com a utilização do carro.
5. Pneus ‘carecas’ e descalibrados
Avalie o nível de desgaste e pressão dos pneus, incluindo o estepe, já que eles quando estão gastos e descalibrados perdem aderência ao solo em determinadas situações. A dica para verificar o desgaste é colocar um palito de fósforo deitado em um dos sulcos, se o palito não ficar totalmente coberto é hora de trocar o pneu.
A multa para motoristas com veículos com o equipamento careca é de R$ 195,23, mais 5 pontos na CNH
As informações da calibragem ideal podem ser encontradas no manual do veículo, na tampa de combustível ou na porta do condutor. Porém, e importante observar se há uma área mais gasta no centro da roda – sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante.
Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Então, procure fazê-la, com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês.
6. Falta de água pode quebrar o motor
É importante verificar o nível de água no radiador, pois a falta dela pode causar o superaquecimento do sistema e, consequentemente, sua quebra.
Também nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento do radiador. Caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento e nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação.
7. Atenção redobrada em chuva e neblina
Tome cuidado ao dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina. Nestes casos, mantenha uma velocidade reduzida, uma distância segura dos automóveis à frente e os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.
8. Cinto no banco de trás
Parece mais do que óbvio, porém ouvimos diariamente notícias de mortes no trânsito pela falta do uso do cinto de segurança, especialmente no banco de trás. Só comece a viagem após certificar que todos os passageiros já estão com os cintos ajustados a seus corpos.
Se os ocupantes do banco traseiro não estiverem com o dispositivo, em caso de acidentes como colisões frontais, quem está na frente pode se ferir com a pessoa arremessada do assento detrás.
Deixar de usar o cinto de segurança é considerado infração grave, sujeito a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH.
9. Celular só como GPS e fixado
Quando o carro estiver em deslocamento, o aparelho pode ser usado somente na função GPS e deve estar devidamente fixado. Recomenda-se ainda que se utilize apenas as instruções de áudio, evitando assim distrações com tela do aparelho.
Nunca é demais lembrar: dirigir com o celular nas mãos é proibido, infração gravíssima e implica em multa de R$ 293,47, além de custar 7 pontos na CNH.
10. Sempre alerta ao redor e no retrovisor
Ao parar fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1.ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência, como pessoas suspeitas circulando entre os carros ou até mesmo um caminhão sem freio na descida.
Não dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.Se um dos pneus esvaziar ou furar, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.
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