![Confira os dez modelos mais seguros do Brasil, segundo o Latin NCAP | Guilherme Valadares/ Arte](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/557ca9b77bd22b8d9c326244cf50c53c-gpLarge.jpg)
O programa Latin NCAP, que analisa o grau de segurança do veículos vendidos na América do Sul e Caribe, completa cinco anos de existência. São mais de 50 modelos testados, o que possibilita a criação de um ranking, no qual os modelos são avaliados por estrelas (máximo de cinco) e pontuações (num total de 66).
Leva-se em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.
Os veículos são submetidos a testes de colisão e são observados ainda o nível de equipamentos de segurança, bem como a presença ou não de avisos de advertência para o uso correto dos dispositivos. Confira os dez melhores desempenhos, todos com os obrigatórios airbag duplo e freios ABS:
1.º Volkswagen Golf
É o único da lista com sete airbags (duplo frontal, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). Vem ainda com controles de estabilidade e de tração e sistema Multicollision Brake, que freia o veículo após detectar uma colisão, diminuindo os danos. Como opcional, oferece o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente. Preço: a partir de R$ 76.790.
2.º Honda HR-V
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/70187d8ba51aae2b134f62eff0ccd9c6-gpMedium.jpg)
Acaba de assumir o título de o carro mais seguro do mercado feito no Brasil. Oferece controles de estabilidade e de tração, airbags laterais na versão topo ELX (R$ 92.900) e o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o pisca alerta três vezes ao pisar fortemente no pedal de freio. Assim como o Golf, traz de série o assistente de partida em subida. Preços: a partir de R$ 73.700.
3.º Jeep Renegade
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/5e46147ba9ba7170b2d7a49a32df1c41-gpMedium.jpg)
Completa a trinca com nota máxima nos testes. Também vem com os controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa - traz ainda o controle de descida na versão a diesel (R$ 99.900). Como diferencial, há o Panic Brake Assist, que ‘pressiona’ o freio ao máximo nas rodas em uma situação de emergência, mesmo que condutor não tenha pisado tão forte no pedal. Preços: a partir de R$ 72.900.
4.º Honda City
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/45b8f1fc449318ee374837847151a86c-gpMedium.jpg)
O sedã foi reavaliado pelo programa, subindo de quatro para cinco estrelas na proteção à adulto - na de criança permaneceu com quatro (o teste anterior foi em junho de 2012). Vem com airbags laterais na versão topo ELX (R$ 72.700), apesar de a avaliada não trazer essa opção. A presença do sensor de ré com câmera multivisão, a partir da EX (R$ 69.900), auxiliam na segurança. Preços: a partir de R$ 55.300
5.º Toyota Corolla
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/936ee653433a7d18d0a2a2ad564af6a1-gpMedium.jpg)
Ele é equipado de série com cinco airbags (duplo frontal, dois laterais e para o joelho do motorista). Curiosamente, o modelo analisado trazia apenas três (sem os laterais). Os airbags do tipo cortina estão presentes na versão mais cara Altis (R$ 101.990). O senão no modelo é a ausência dos controles de estabilidade e de tração. Preços: a partir de R$ 69.990.
6.º Honda Fit
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/4f7fa91eb1264006498033163f1c31c6-gpMedium.jpg)
Acaba de passar pelo programa da Latin NCAP. É outro que oferece airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro, porém apenas na versão topo EXL (R$ 79.900), que não foi a configuração testada. A câmera de ré multivisão está no pacote de fábrica a partir da EX (R$ 67.900). Há até um pino de segurança para tapete do condutor. Preços: a partir de R$ 52.700.
7.º VW up!
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/1cb0d37f4a446005f4f67e5d96e9a79c-gpMedium.jpg)
É o único modelo ‘de entrada’ a figurar no ranking dos ‘10 mais’. Assim como o HR-V, o hatch compacto também oferece o sistema ESS (Emergency Stop Signal). De série, dispõe de alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança e do sistema Isofix, ainda incomum nos carros mais acessíveis. Sensor de ré está disponível a partir da versão move up! (R$ 41.290). Preços: a partir de R$ 31.290.
8.º Ford Focus
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/a68ba049f67aae0aeec294adc47b5c74-gpMedium.jpg)
Vem equipado de série com os controles de estabilidade e de tração, auxiliado pelo Sistema de Estabilidade Preventivo, que prevê e evita uma situação de risco considerando a velocidade do carro e o giro do volante. A versão topo Titanium (R$ 97.900) oferece a frenagem autônoma, que freia automaticamente o carro ao perceber que ele se aproxima rapidamente do veículo à frente. Preços: a partir de 69.900.
9.º VW Jetta
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/3913f9d946aebc8364061f48e428e890-gpMedium.jpg)
A versão de entrada Trendline só entrega o básico airbag duplo, sensor de estacionamento e Isofix - justamente a versão avaliada. As bolsas laterais nos bancos dianteiros entram a partir da Comfortline (R$ 77.690). A topo Highline (R$ 98.990) adiciona os airbags de cortina, além de controles de estabilidade e de tração e assistente de partida na subida. Preços: a partir de R$ 72.490.
10.º Ford Fiesta
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2015/11/ed9a0289f65f99fd94fef976a274970d-gpMedium.jpg)
Airbag duplo e Isofix foram os diferenciais quando o carro passou pelo teste em 2012. Só a partir da versão intermediária 1.6 SE (R$ 55.090) surgem os controles de estabilidade e de tração, sensor de ré, sistema de partida em rampa e assistência de emergência (que liga para o SAMU em caso de acidente). A topo Titanium 1.6 (R$ 66.490) adiciona os airbags laterais, de cortina e de joelho . Preços: a partir de R$ 47.990.
-
Bolsonaro investe em agendas até onde perdeu em 2022; Lula evita redutos da oposição
-
Homem absolvido pelo STF por portar maconha deverá voltar à prisão
-
A mais nova troca de farpas entre Lula e Milei; ouça o podcast
-
Vereador retira projeto que previa multa para doação de alimentos e assume “erro grotesco”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião