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O capô perde a entrada do intercooler e o conjunto frontal segue um conceito de design já aplicado no Corolla. | Malagrine/Toyota
O capô perde a entrada do intercooler e o conjunto frontal segue um conceito de design já aplicado no Corolla.| Foto: Malagrine/Toyota

A Toyota começa a vender nesta quarta-feira (18) no mercado brasileiro a oitava geração da picape média Hilux. E desde 2005 ela não passava por uma mudança tão profunda. O modelo adotou um visual mais urbano, inspirado no Corolla, e incorporou tecnologias condizentes com o uso cada vez maior na cidade.

Produzida na Argentina, a novidade é oferecida em seis versões, divididas nos acabamentos Standard, SR, SRV e SRX, que atendem a diferentes perfis de cliente, seja no trabalho, lazer ou multiuso. Por enquanto, ela vem equipada com o novo motor a diesel 2.8, de 177 cv. Os preços variam de R$ 114 mil (versão cabine chassi, voltada para frotista) e R$ 188 mil (SRX 4x4). Mas os valores para cabine dupla, que representa 90% das vendas, começam em R$ 130.960. A opção com tração traseira e o propulsor flex virão apenas no segundo semestre de 2016.

Lanternas receberam novo grafismo.
O interior ficou com aspecto de carro de passeio. A tela multimídia de 7” lembra um tablet.

Por fora, a Hilux cresceu. Agora são 7 centímetros a mais no comprimento (5,33 m) e 2 cm a mais na largura (1,89 m), enquanto a altura foi reduzida em 5 cm (1,82 m). A distância entre-eixos não mudou (3,09 m) e o comprimento interno da cabine encolheu 7 cm, porém a Toyota garante que os ocupantes traseiros receberam 3,5 cm a mais de espaço para os joelhos.

Visualmente, a dianteira está bem mais agressiva e segue um conceito de design que lembra o já aplicado no Corolla. O capô tem vincos marcantes e perdeu a entrada de ar do intercooler, peça deslocada para a frente do motor.

  • Iluminação na cor azul do painel de instrumentos cria uma atmosfera interna elegante e funcional.
  • Bancos traseiros rebatem para acomodar objetos no assoalho.
  • A Hilux traz um dispositivo de áudio ligado a uma tela sensível ao toque de 7” com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes.
  • Na versão SRX, a chave com novo design permitiu a instalação do sistema Smart Entry System, dispositivo que permite desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta.
  • Botão Push Start facilita a operação de ligar e desligar o veículo.
  • Vidros com dispositivo anti-esmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR.
  • Luzes de led instaladas no teto da cabine proporcional uma iluminação agradável dentro do habitáculo.
  • Versões SRX, SRV e SR possuem apoio de braço com dois suportes para copos na parte de trás e bancos traseiros bipartidos em 60/40, que facilitam o transporte de itens grandes dentro da picape.
  • A altura do ponto entre o assento dos bancos dianteiros e o teto do veículo foi elevada em comparação com a geração anterior, bem como o espaço lateral para os ombros
  • Os ajustes de direção ECO Mode e Power Mode possibilitam à picape rodar privilegiando o consumo ou então com agilidade e respostas rápidas nas retomadas e acelerações.
  • O novo volante destaca-se devido à sua espessura, garantindo ao motorista a empunhadura correta para segurá-lo
  • Desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com ar-condicionado.

Na lateral, há uma linha que une as duas caixas de roda. Na versão topo de linha SRX, a Hilux exibe luz diurna em led, além dos faróis em led com projetores e ajuste automático de altura. Nas demais, a iluminação é com lâmpadas halógenas, sendo que a partir da SRV há presença de luzes de neblina.

Na traseira, a Toyota aplicou novos grafismos nas lanternas e o para-choque foi reformulado para melhorar o acesso à caçamba. A versão SRX tem rodas de liga leve aro 18, enquanto as SRV e SR calçam aro 17. As mais básicas trazem rodas de ferro aro 17.

Na cabine, a reformulação foi completa. O volante é novo e agora é oferecido com comandos do sistema de som e telefone.

O quadro de instrumentos tem iluminação azul e nas versões SRX e SRV há um friso metálico que cruza o painel de ponta a ponta. Destaque para a posição da tela multimídia de 7”, que mais lembra um tablet e agrega GPS e TV digital na SRV e SRX .

A picape traz até cinco airbags e engates Isofix para bancos infantis. Ela já obteve cinco estrelas para passageiros e quatro para crianças no teste de colisão feito pelo Latin NCAP.

Fim da alavanca

Outra evolução é a troca da ultrapassada alavanca de tração 4x4 e reduzida do câmbio por um botão giratório elétrico. A atualização da Hilux contempla também as presenças de espelhos que rebatem eletricamente e de uma tomada de 220 V no console central, que, entre outras finalidades, deixa mais rápida a recarga de um celular ou de outro dispositivo portátil.

Novo motor 2.8 a diesel garante melhor rendimento

Inicialmente, a nova Hilux é oferecida com o novo motor diesel 2.8, que desenvolve 177 cv. Mesmo menor do que o 3.0 anterior, ele é 7 cv mais potente. No torque, houve melhoria de 22% na opção com câmbio manual, chegando a 42,8 kgfm, e de 31% com o automático, para 45,9 kgfm. Ambos de seis marchas.

Os dados de consumo certificados pelo Inmetro são de 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na rodovia na versão manual. Na automática, eles caem para 9,0 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

O maior isolamento acústico da cabine e a rigidez 20% maior do novo chassi melhoraram nitidamente o nível de ruído e vibração do motor a diesel.

Comportamento

Com bastante espaço para os passageiros, inclusive do banco traseiro, a nova Hilux se comporta muito bem no asfalto e em estradas esburacadas. Os modos de direção Normal e Power têm boas respostas com trocas rápidas e agilidade para se chegar aos 100 km/h. Já o modo Eco, que visa a economia de combustível, reduz sensivelmente o desempenho. Segundo a Toyota, este modo deve ser usado principalmente nos congestionamentos das grandes cidades.

Tecnologia

Agora bem equipada com vários dispositivos tecnológicos, a picape enfrenta com tranquilidade trechos off road. O que mais chama a atenção é o sistema de assistência a descidas (DAC). Com ele acionado, o motorista não precisa acelerar nem frear para encarar as descidas mais íngremes.

Já em terrenos mais acidentados, o assistente de direção redistribui a potência entre as rodas que tocam o terreno. Por exemplo, se uma roda ficar suspensa no ar devido a um buraco, o sistema ajusta e regula a força do conjunto para as demais. Com todo este aparato, parece que não há caminho difícil para a nova picape.

O que ela traz

Confira versões, preços e itens de série da nova Toyota Hilux:

2.8 Cabine-chassi TDI 4x4

R$ 114.860

2.8 TDI Cabine simples 4x4

R$ 118.690

Direção hidráulica, ar-condicionado, airbag de joelho para o motorista, faróis com ajuste de altura, bloqueio do diferencial traseiro, rodas de aço de 17 polegadas, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível.

2.8 Standard TDI 4x4

R$ 130.960

Adiciona modo de condução Power (respostas mais esportivas) e Isofix.

2.8 SR TDI AT 4x4

R$ 162.320

Agrega volante multifuncional, trio elétrico, sistema multimídia com tela de 7” (DVD, entrada auxiliar de vídeo e seis alto falantes), câmera de ré, porta-luvas refrigerado, maçaneta de abertura da tampa da caçamba cromada e rodas de liga leve aro 17.

2.8 SRV TDI AT 4x4

R$ 177.000

Adiciona ar-condicionado digital com saída para os passageiros detrás, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis de neblina, display colorido de 4,2” (que exibe funções do áudio, sistema de navegação, performance de pilotagem, entre outros), tomada 220 v, assistente de partida em rampas, controle de velocidade cruzeiro, controles de tração ativo e de estabilidade e assistente de reboque.

SRX AT 4x4

R$ 188.120

Acrescenta luz diurna em led, faróis em led com projetores e ajuste automático de altura, rodas de liga aro 18, sistema Smart Entry System, que permite desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta, partida por botão, assistente de controle de descida e airbags laterais para motorista e de cortina.

*O jornalista viajou a convite da Toyota
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