Todo o bilionário que se preze tem uma paixão incontrolável por automóveis e motos. De preferência quanto mais caro e exclusivo, melhor. Com o futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não poderia ser diferente.
Além de arranha-céus, hotéis, casinos, campos de golfe, mansões e helicópteros, ele tem, é claro, predileção por carros de luxo e também esportivos.
O magnata do mundo dos negócios possui uma garagem extremamente valorizada. Selecionamos alguns dos modelos ‘eleitos’ por ele para compor a coleção.
Rolls-Royce Silver Cloud 1956
O primeiro carro de Trump foi um Rolls-Royce Silver Cloud (‘Nuvem de Prata’), e continua sendo um de seus favoritos. O modelo foi produzido entre 1955 e 1966 e, sem dúvida, é um dos mais belos modelo já produzidos pela marca inglesa.
O presidente eleito já admitiu ser um grande fã de modelos ingleses, especialmente das marcas cuja imagem é pura ostentação, como Rolls-Royce e Bentley. Já naquela época vinha com direção hidráulica, câmbio automático e ar-condicionado.
O motor 4.9 de seis cilindros em linha entrega ‘apenas’ 155 cv.
Rolls Royce Phantom
Não só relíquias do passado da montadora inglesa desfila pela garagem de Trump. O luxuoso sedã Phantom, também preferido de muitos xeiques árabes, engrossa a coleção do magnata.
A versão ‘básica’ começa em US$ 500 mil (1,6 milhão), mas quase tudo pode ser construído e projetado no carro ao gosto do proprietário - são cerca de 44 mil opções de combinações de acabamento.
Como Trump tem inclinação para o ouro,seguramente o preço do seu Phantom saiu pelo dobro do valor original.
Mercedes-Benz SLR McLaren
Lançado em 2003 e produzido até 2010, o modelo marcou o retorno da Mercedes ao mercado de supercarros, o que não ocorria desde icônico 300SL nos anos 1950.
A versão exclusivíssima com abertura das portas estilo ‘asa de gaivota’ era destinada a poucos clientes de VIPs da montadora alemã, entre eles Donald Trump. Ele nem precisou ir à Europa para adquirir o esportivo, em 2005. Bastou pagar US$ 544 mil à época (cerca de 1,8 milhões em valores atuais) para que a empresa entregasse a SLR na Trump Tower, em Nova York.
O motorzão 5.4 V8 despejava 617 cv de potência.
Mercedes-Benz S600 Maybach
A versão limusine do Classe S traz vários mimos que permitem ao presidente eleito desfrutar de toda a sofisticação que o acompanha no dia a dia.
Há poltronas individuais que reclinam até 43 graus, geladeira portátil entre os bancos, taças de champanhe banhadas em prata e até um teto solar panorâmico com uma tecnologia que escurece os vidros garantindo maior privacidade.
Detalhe, o S600 Guard é um dos veículos blindados mais confiáveis ââdo mundo. Ele atende aos padrões balísticos BR9, o que significa que ele pode proteger os passageiros contra qualquer coisa, desde fogo de armas pequenas até granadas.
Trump não precisará dele nos próximos quatro anos, já que o governo dos EUA tem Cadillacs que são verdadeiros tanques para o transporte do presidente. Ou seja, o modelo de US $ 1 milhão (R$ 3,2 milhões) ficará acumulando poeira no período em que estará na Casa Branca.
O gigante alemão é impulsionado por propulsor 5.0 V12, de 530 cv.
Lamborghini Diablo VT
Feito de 1990 a 2001, o Diablo era o sonho de consumo de muitos apaixonados por velocidade. Seu motor 6.0 V12 rendia 530 cv, com tração integral, era capaz de levá-lo a 327 km/h. Trazia ainda um teto removível em fibra de carbono.
Trump tinha um modelo VT roaster azul, que trazia seu nome em uma placa na porta. A fera italiana foi construída especificamente para Donald, sendo o único Lemans Blue Diablo fabricado em 1997.
Acabou vendendo o carro mais tarde. Recentemente, esta unidade, com apenas 25 km mil rodados, apareceu no eBay (empresa americana de comércio eletrônico) por US$ 460 mil dólares (R$ 1,5 milhão).
Chevrolet Camaro Indianapolis 500 Pace Car
Na década passada, Trump fez a versão norte-americana do programa ‘O Aprendiz’, que no Brasil tinha a figura do também milionário Roberto Justus comandando o reality show de vendas e negócios.
A aparição na tevê fez ressurgir a popularidade do empresário nos EUA. Tanto que ele foi convidado a dirigir o carro-madrinha na tradicional 500 milhas de Indianápolis.
Mas o seu estilo controverso acabou rendendo críticas na escolha e uma forte campanha para ‘derrubá-lo’ do posto de piloto do Camaro Indy 500 Pace Car.No fim, acabou substituído pelo lendário piloto A.J. Foyt.
Se Trump não teve a oportunidade de dirigi-lo na prova, pode dar algumas aceleradas mais tarde, pois reza a lenda que o magnata incorporou a versão especial para sua coleção. O Camaro Indy Pace Car vinha equipado com motor 6.2 V8, de426 cv, e uma combinação de cores que remetia ao lendário Camaro Indy ‘69 usado como carro-madrinha na prova daquele ano.
Karat Gold Chopper
O bilionário realmente tem um caso de amor com o ouro. Isso fica claro na customizada moto feita pela renomada fabricante americana Orange County Choppers.
Ela traz inúmero detalhes banhados no precioso minério, que também brilha nos desenhos do tanque de combustível e do para-lamas.
O veículo ainda traz uma inscrição em prata onde se lê Trump na parte dianteira da tampa da transmissão. O custo para dar vida à requintada peça é um mistério, mas certamente não saiu barato.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast