A escolha da Fiat pelo motor 1.0 Fire para equipar o Mobi causou uma certa reserva no consumidor por se tratar de propulsor veterano, emprestado do Palio, em um produto inédito.
Pois a marca decidiu acabar com um possível mal-estar ao apresentar no Salão Internacional de São Paulo, que abre às portas ao público nesta quinta-feira (10).
A atração no estande da montadora é novo Mobi Drive, versão equipada com o moderno motor FireFly 1.0 6V três cilindros, de 72/ 77 cavalos (etanol/ gasolina), que estreou recentemente na linha 2017 do Uno.
Ele está associado ao câmbio manual de cinco marchas e também ao automatizado Dualogic - outra novidade no subcompacto.
O modelo já chega com status de o carro com propulsor 1.0 aspirado mais econômico do país. O Fiat destrona o Volkswagen up! 1.0, até então o carro ‘mil’ em produção que menos ‘bebe’ no mercado nacional - o Renault Clio tinha número melhores, mas saiu de linha para a chegada do Kwid em breve. Veja os desempenhos abaixo:
Para comprovar a eficiência no consumo do novo modelo, a montadora promoveu um test drive com jornalistas dirigindo a nova configuração de Betim (MG), onde fica a fábrica da marca italiana, a São Paulo, num trajeto de 554 km pela rodovia Fernão Dias.
Segundo a Fiat, quem teve o pior desempenho registrou uma média de 25,1 km/l abastecido com gasolina, enquanto o melhor classificado alcançou 27,1 km/l, a uma velocidade média de 80 km/h. “Estamos lançando o novo campeão de consumo da América Latina”, festejou o diretor de Comunicação Corporativa da FCA, Marco Antônio Lage.
Se considerarmos a motorização 1.0 turbo, que começa a invadir o mercado brasileiro, aí o up! 1.0 TSI (105 cv) leva vantagem. Os valores do motor 1.2 Pure Tech tricilíndrico, presente no Peugeot 208 e Citroën C3, também são melhores entre as opções bicombustível, como mostra a tabela a seguir:
Live on
Assim como o Uno, o Mobi Drive também traz direção elétrica com função City, que torna as manobras de estacionamento mais confortáveis de serem realizadas. Outra estreia é o sistema Live on, apresentado no lançamento do modelo. O dispositivo pareia o celular, transformando-o na central multimídia do carro.
A Drive vem de série ainda com ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura, lane change (basta pressionar levemente a alavanca de seta na direção para acionar o pisca por cinco vezes), sinalização de frenagem de emergência e pneus ‘superverde’.
Como opcionais, oferece ainda rádio Connect com Bluethoot e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com tilt down (vira o retrovisor para baixo, visualizando a calçada) e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando e rodas de liga leve 14 polegadas.
Nas lojas
O Mobi Drive com câmbio manual estará nas lojas até o fim de novembro e com o Dualogic daqui dois meses, porém os preços não foram divulgados. A Fiat apenas adiantou que eles ficarão posicionados entre as versões Like 1.0 (R$ 37,9 mil) e Like on 1.0 (R$ 42,3 mil).
A motorização tricilíndrica aos migrará para toda linha e para outros modelos da marca. Mas, por enquanto, o bloco com quatro cilindros continua a equipar o modelo e até passou por melhorias que o deixou de 3% a 4% mais econômico.
Toro Blackjack
A Fiat também revelou a edição limitada Blackjack da Toro, baseada na versão Freedom. O modelo é inspirado no jogo de cartas Black Jack e é impulsionado pelo recém-lançado motor 2.4 TigerShark, de 174/ 186 cv e 23,5/ 24,9 kgfm (gasolina/ etanol), gerenciado pelo câmbio automático de nove marchas e apenas com tração dianteira.
O preço ainda não foi revelado e as vendas começarão logo após a feira paulista. A série deve ser tabelada na faixa dos R$ 100 mil, um pouco acima da Toro Freedom 2.4, que parte de R$ 98.730.
A Toro Blackjack será oferecida apenas na cor preta e com detalhes escurecidos por toda parte, das rodas ao emblema na traseira. O interior vem com bancos de couro e itens personalizados.
124 Spider
A estrela da Fiat é o conversível 124 Spider, apresentada no Salão de Detroit, em janeiro, e que se revela pela primeira vez ao público brasileiro.
O esportivo de apenas dois lugares volta à linha de modelos da fabricante depois de uma ausência de mais de 30 anos - foi fabricado entre 1967 e 1985.
De desenho retrô, o roadster combina nostalgia e a conectividade, oferecendo tela sensível ao toque de 7 polegadas, controle de voz, câmera e sistema de navegação em 3D.
Debaixo do capô o motor 1.4 turbo, de 160 cv e 25,5 kgfm, já usado pelo nervosinho 500 Abarth, e administrado por um câmbio manual de seis marchas.
Mas não se anime, o carro visita o Brasil apenas para atrair os olhares como um showcar da marca no salão. Não há previsão de que seja comercializado por aqui.
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