O segmento mais movimentado do ano, o de SUVs compactos, entra o mês de outubro com reajustes nos preços de seus principais representantes. Dos quatro modelos mais vendidos, Honda HR-V, Jeep Renegade e Renault Duster tiveram a tabela mexida para cima e apenas Ford EcoSport reduziu seus valores.
- Conheça os principais SUVs do mercado e escolha o seu preferido
- Fiat Toro surge em fotos na internet; confira o que a picape traz de série
- Ford reage e lança EcoSport 1.6 com câmbio Powershift
- Renault Oroch promete incomodar as líderes Fiat Strada e Chevrolet S10
- Hyundai começa a vender o novo HB20; preços partem de R$ 38.995
O motivo para os reajustes estaria atrelado a elevações de preços das matérias-primas, energia, combustível, água e variação cambial. Segundo informou a Honda em nota ao site G1, “nos últimos meses, a indústria automotiva tem sofrido com fortes impactos de aumento de custos em toda a sua cadeia, reflexo da inflação, que ultrapassou 9,5% neste ano”.
O HR-V assumiu o posto de o utilitário compacto mais vendido no país em 2015, com 33.183 unidades emplacadas até setembro, seguido de 26.357 do EcoSport, 25.672 do Duster e 20.513 do Renegade.
Ford EcoSport
Disposta a atrair os clientes perdidos após a chegada da forte concorrência, a Ford decidiu baixar os preços do seu utilitário compacto. Na linha 2016, o EcoSport ganhou a combinação de motor 1.6 com câmbio automatizado PowerShift. O motor 2.0, por sua vez, passou a usar a caixa automatizada apenas na versão Titanium. Com as novidades, os preços de quatro versões ficaram até R$ 1,8 mil mais em conta.
Preço de tabela
Versão | Novo | Antigo |
1.6 SE | R$ 65,9 mil | R$ 67,7 mil |
1.6 SE automática | R$ 71,9 mil | não existia |
1.6 FreeStyle | R$ 71,9 mil | R$ 72,9 mil |
1.6 FreeStyle automática | R$ 76,9 mil | não existia |
1.6 FreeStyle Plus automática | R$ 80.300 | não existia |
2.0 FreeStyle 4WD | R$ 82,5 mil | R$ 83,8 mil |
2.0 Titanium automática | R$ 85,9 mil | R$ 87,4 mil |
Jeep Renegade
A escalada nas vendas posicionou o Renegade na 11.ª posição do ranking dos carros mais vendidos no país em setembro. Apesar do sucesso, a marca optou por elevar o preço das duas versões mais caras do catálogo, Longitude e Trailhawk. Ambas com motor turbodiesel subiram R$ 5 mil, o maior aumento entre os modelos listados. As outras cinco configurações não tiveram alteração no preço.
Preço de tabela
Versão | Novo | Antigo |
1.8 flex | R$ 68,9 mil | sem mudanças |
1.8 Sport flex | R$ 71, 9 mil | sem mudanças |
1.8 Sport flex automática | R$ 76,9 mil | sem mudanças |
1.8 Longitude flex | R$ 82,9 mil | sem mudanças |
2.0 Sport turbodiesel | R$ 99,9 mil | sem mudanças |
2.0 Longitude turbodiesel | R$ 114,9 mil | R$ 109,9 mil |
2.0 Trailhawk turbodiesel | R$ 124,9 mil | R$ 119,9 mil |
Honda HR-V
O líder da categoria sofre o segundo reajuste desde que chegou ao mercado, em março deste ano – o primeiro havia sido em julho. Quando estreou, o SUV partia de R$ 69,9 mil, na versão manual de entrada. Agora, o modelo não sai por menos de R$ 73,7 mil, um acréscimo de R$ 3,8 mil. A versão LX, com câmbio CVT, registrou um salto mais acentuado: de R$ 75,4 mil para R$ 79,7 mil, diferença de R$ 4,3 mil. Já a topo de linha bate os R$ 92,9 mil, ante os R$ 88,7 pedidos quando a venda foi iniciada.
Preço de tabela
Versão | Novo | Antigo |
1.8 LX | R$ 73,7 mil | R$ 71,9 mil |
1.8 EX | R$ 79,9 mil | R$ 77,4 mil |
1.8 EX CVT | R$ 84,7 mil | R$ 82,4 mil |
1.8 ELX CVT | R$ 92,9 mil | R$ 90,7 mil |
Renault Duster
Curiosamente, com o reposicionamento dos preços o SUV passou a ser mais caro que a irmã picape Oroch, apresentada oficialmente na semana passada. A mudança na tabela mexeu nos valores de todas as versões. O maior aumento foi de R$ 3,7 mil, observado na configuração Dynamique 2.0.
Preço de tabela
Versão | Novo | Antigo |
1.6 Expression | R$ 62,5 mil | R$ 61,2 mil |
1.6 Dynamique | R$ 69 mil | R$ 68 mil |
2.0 Dynamique | R$ 78 mil | R$ 74,3 mil |
2.0 Dynamique automático | R$ 79 mil | R$ 76,4 mil |
2.0 Dynamique 4x4 | R$ 81 mil | R$ 78,9 mil |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião