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O SUV mantémuma média de 3 mil unidades/mês vendidas. | Wanderley Affonso / Ford
O SUV mantémuma média de 3 mil unidades/mês vendidas.| Foto: Wanderley Affonso / Ford

Após anos de liderança no segmento, sendo incomodado em alguns momentos pelo Renault Duster, o Ford EcoSport viu a tranquilidade acabar com a chegada do Honda HR-V e do Jeep Renegade. Caiu na preferência do consumidor nos últimos meses. Sem uma mudança inovadora a curto prazo, a marca decidiu buscar soluções dentro da própria linha para recuperar o terreno perdido.

A mais recente cartada foi trocar o motor 1.6 de comando simples de válvulas pelo 1.6 com duplo comando, chamado de TiVCT e já presente no New Fiesta. Ele desenvolve 126/131 cv e 15,4/16,1 kgfm de torque (gasolina/etanol).

Isso possibilita que as versões SE e FreeStyle com este propulsor passem a oferecer a transmissão automatizada PowerShift, de dupla embreagem e 6 marchas, presente também no New Fiesta, Focus e no próprio EcoSport 2.0.

O câmbio PowerShift possui dupla embreagem e 6 velocidades.Divulgação

Em contrapartida, essas mesmas versões, mas com motor 2.0 e câmbio PowerShift deixam de ser oferecidas. O conjunto passa a ser exclusivos do catálogo Titanium. O bloco Sigma obteve nota A no programa de etiquetagem veicular do Inmetro. Na cidade, o modelo faz 7,2/ 10,2 km/l (e/g), e na estrada, 8,3/ 12,1 km/l (e/g).

O preço da linha atualizada parte de R$ 68.690, na versão 1.6 Powershift SE Direct (voltada para frotistas e portadores de necessidades especiais). Já a 1.6 Powershift SE começa R$ 71.900 e, segundo Oswaldo Ramos, diretor de Marketing da Ford do Brasil, numa faixa de preço que os concorrentes só oferecem transmissão manual. A 1.6 Freestyle PowerShift custa R$ 76,9 mil e a 1.6 Freestyle Plus Powershift, R$ 80,3 mil.

O segmento de SUVs compactos responde atualmente por 10% das vendas do mercado. É um dos poucos que têm registrado aumento nas vendas. Diante da forte concorrência, a média de 3 mil unidades mensais estaria dentro da meta da montadora, afirma Ramos. HR-V e Renegade emplacam cada um cerca de 4,5 mil unidades/mês. “Permanecer com a participação no mercado pode ser considerado uma vitória”, completa Ramos.

Concorrência

Principais modelos do segmento de SUVs compactos

Ford EcoSport 1.6 SE PowerShift

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/10/03/Automoveis/Imagens/Cortadas/EcoSport 1.6_TiVCT_02-k8lE-ID000002-1024x576@GP-Web.JPG
Wanderley Affonso /Ford

Motor 1.6 Flex
Potência/
torque
131 cv/ 16,1 kgfm
Câmbio ATM de dupla embreagem e 6M
Dimensões 4,24 m (C), 2,52 m (EE), 1,76 m (L) e 1,70 m (A)
Porta-malas 362 l
Preço R$ 71,9 mil

Honda HR-V 1.8 LX

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Motor 1.8 Flex
Potência/
torque
140 cv/ 17,7 kgfm
Câmbio CVT
Dimensões 4,29 m (C), 2,61 m (EE), 1,77 m (L) e 1,59 m (A)
Porta-malas 437 l
Preço R$ 77,4 mil

Jeep Renegade 1.8 Sport

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/10/08/Automoveis/Imagens/Cortadas/Jeep Renegade 1-529-k8lE-U101802238517X7G-1024x576@GP-Web.jpg
Motor 1.8 Flex
Potência/ torque 132 cv/ 19,1 kgfm
Câmbio AT 6M
Dimensões 4,24 m (C), 2,57 m (EE), 1,80 m (L) e 1,67 m (A)
Porta-malas 260 l
Preço R$ 83,6 mil

Renault Duster 2.0 Dynamique

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2015/10/08/Automoveis/Imagens/Cortadas/2064_1999_novoduster2016_001-k8lE-U101802238517eCC-1024x576@GP-Web.jpg
Motor 2.0 Flex
Potência/ toque 148 cv/ 20,9 kgfm
Câmbio AT 6M
Dimensões 4,32 m (C), 2,67 m (EE), 1,82 m (L) e 1,68 m (A)
Porta-malas 475 l
Preço R$ 79 mil
AT: câmbio automático. ATM: automatizado.
(C): comprimento. (EE): entre-eixos. (L): largura.
(A): altura.
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